Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Brasileiros comprometem cerca de 35% da renda mensal na compra de produtos de luxo

16/04/2015 16h49

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que os brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo. Isso representa uma média de 35% da renda mensal dos consumidores. A pesquisa revela que não existe mais um conceito único sobre o que é luxo, e sim novas concepções: o luxo que é possível e acessível para as pessoas.

A classe C lidera o ranking com 68%, comprometendo 44% do orçamento mensal com esses produtos, o que representa R$12 mil ao ano. Já as classes A e B comprometem apenas 19% do que ganham. No caso da classe A, essa porcentagem equivale a R$ 40 mil por ano, e a classe B consome 36% da renda mensal e R$ 29 mil nesses gastos por ano. . De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados já consumiram artigos que consideram de luxo pelo menos uma vez, o que equivale a 58 milhões de brasileiros em números absolutos.

Ao contrário do que se imagina, quando o estudo fala em "luxo" não está se referindo a carros, bolsas de grife ou produtos importados, mas sim a um desejo possível, onde o brasileiro consegue comprar o que deseja sem fazer dívidas ou cortar outros itens importantes do orçamento. Ter acesso a coisas simples, como cosméticos, perfumes e roupas de marcas famosas, sair para comer em um restaurante refinado pelo menos uma vez por mês, ou saciar o desejo de um filho por um brinquedo da moda, foram conquistas importantes da classe média ao longo dos últimos anos.

Analisando agora os objetos mais desejados pelas classe A e B, é possível observar que para eles o luxo tem mais a ver com a experiência proporcionada ao invés da compra apenas, como viajar sempre que quiser e passar o tempo ao lado de pessoas queridas.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo