Seturn - 27/09

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/01/2014 09h46

Prefeitura busca parcerias para eventos culturais em Natal

Uma das visitas feitas pelo prefeito foi ao Museu de Arte do Rio (MAR), com o qual tem o objetivo de firmar intercâmbios administrativos e artísticos

notícias relacionadas

Natal começa a montar sua programação cultural para 2014. O prefeito Carlos Eduardo esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30) para contatos com representantes do segmento, a fim de fechar parcerias para ações como a remontagem do Memorial de Natal, no Parque da Cidade, na restauração do Museu de Cultura Popular, na Ribeira, e para eventos vinculados ao Dia da Poesia e ao Festival Literário de Natal (FLIN).

Uma das visitas feitas pelo prefeito foi ao Museu de Arte do Rio (MAR), com o qual tem o objetivo de firmar intercâmbios administrativos e artísticos. "A nossa intenção é enriquecer nossos museus, ampliando os acervos do Memorial de Natal e do Museu de Cultura Popular e diversificando os conjuntos de obras de arte aos natalenses e visitantes. Por isso, estamos conhecendo e dialogando com os principais estabelecimentos do país nesse campo, como o próprio Museu de Arte do Rio", explicou Carlos Eduardo, que já fez contatos com o mesmo propósito ao Museu da República, de Arte Contemporânea (ambos do RJ) e ao Museu da Língua Portuguesa (SP).

Ao lado do secretário-chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, do presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, e do secretário-adjunto de Comunicação Social, Marcos Alexandre, o prefeito Carlos Eduardo conheceu as instalações do MAR, seu funcionamento e percorreu as exposições atualmente em cartaz, com destaque para a seção "Pinturas Cegas", composta de quadros da pintora e escultora Tomie Ohtake, uma das principais artistas plásticas do Brasil.

A delegação de Natal foi recebida no Museu de Arte do Rio pelo supervisor de Educação da instituição, Igor Vidor, que apresentou dados sobre as operações do MAR, localizado no Centro da capital fluminense. Ele também disse ao prefeito que o MAR está aberto a interagir com os museus mantidos pela Prefeitura por meio da Funcarte.

Outro compromisso do prefeito e dos auxiliares no Rio de Janeiro foi uma reunião com o poeta e ensaísta Eucanaã Ferraz. O objetivo foi convidá-lo a participar da programação que está sendo preparada pela Funcarte para celebrar o Dia da Poesia, em 14 de março. Ferraz também vai auxiliar o órgão cultural do Município no planejamento do Festival Literário de Natal, previsto para novembro. Ele assegurou a parceria técnica do Instituto Moreira Salles, do qual é consultor de Literatura, ao FLIN. Eucanaã Ferraz já participou da última edição do Festival, em 2013, dividindo uma mesa de debates com o cantor Caetano Veloso.

*Fonte: Prefeitura do Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo