Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/06/2014 09h00

Brasil pode se tornar 3ª potência do turismo mundial

Dos 6 milhões de turistas estrangeiros que visitam o País todo ano, entre 95% e 97% manifestam intenção de voltar

notícias relacionadas

Durante audiência pública da Comissão de Turismo, nessa quarta-feira (4), o ministro do Turismo, Vinicius Lages, ressaltou que a Copa do Mundo representa uma oportunidade para elevar o setor a um novo patamar. Na opinião dele, o País terá de "aproveitar as 3,6 bilhões de pessoas que vão receber imagens do torneio e atuar sobre esses mercados."

De acordo com Lages, são esperados cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante o mundial, e 62% deles estarão pela primeira vez no Brasil. De imediato, o impacto do evento será pouco significativo para o setor, porém há grandes expectativas, informou ele. Daí a necessidade de investimentos crescentes na área, não só para garantir que os torcedores voltem, mas para atrair novos visitantes.

Conforme o ministro, dos 6 milhões de turistas estrangeiros que visitam o Brasil todo ano, entre 95% e 97% manifestam intenção de voltar. "O grande atributo brasileiro é a hospitalidade", declarou.

Planejamento

Com os recursos e as estratégias adequadas, conforme Lages, o País tem potencial para se tornar a terceira maior potência turística do mundo. Com instrumentos similares aos destinados ao agronegócio, o setor pode responder por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), defendeu o ministro. Hoje, o segmento corresponde a 3,6%.

Para isso, além da elaboração de um planejamento de longo prazo, seria necessário, por exemplo, aumentar o número de voos internacionais, principalmente para os chamados Brics, maiores emissores de turistas do planeta, segundo Lages. O Brasil precisa também entender o perfil do novo turista, que planeja seus próprios roteiros. Assim, pontuou ele, deve-se investir em informação acessível.

 

Fonte: Ministério do Turismo


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo