Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/09/2014 14h38

Papel do líder e da cadeia de patrocinadores será discutido durante o Seminário Diálogo 2014

Pesquisa feita pela Dynamica Consultoria demostra que boa parte das empresas não possui pessoas dedicadas a GMO

Dados da 2ª PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais nas Empresas, feita pela Dynamica Consultoria, demostram que 56,14% dos respondentes indicaram que suas empresas não possuem pessoas dedicadas à GMO. A pesquisa que foi realizada entre abril e agosto de 2013 teve como objetivo registrar a situação real dos conceitos de GMO entre os executivos, com interesse de estimular sua discussão e incorporação no mundo corporativo como elementos estratégicos. 

Apesar das mudanças terem ganhado cada vez mais espaço nas companhias brasileiras os números mostram que ainda é preciso que as organizações estejam mais preparadas para as transformações organizacionais, que podem ocorrem por indução de forças externas – clientes, concorrentes, governo, tecnologia etc. – e mudanças induzidas dentro das organizações derivadas de decisões estratégicas - como adoção de novas tecnologias e sistemas administrativos, alterações no perfil dos funcionários ou mesmo na cúpula da empresa.

Empresa especializada em Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO), e visando disseminar informações sobre o tema, a Dynamica Consultoria realizará o seminário Diálogos 2014 - Conduzindo Mudanças Organizacionais. Um espaço destinado para a troca de experiências, amadurecimento profissional e reflexão, acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, no Hotel Transamérica Prime International Plaza, em São Paulo.

 Para Luiz A. Stevanato, Prof. da FIA-ProCED, as empresas precisam entender qual o momento para iniciar as mudanças. O professor explica que o momento mais adequado é quando os desafios internos ou externos superam a capacidade instalada da organização responder a eles.  “Com isso chegamos à conclusão que seria indicado iniciar um processo de mudança, no sentido de elevar a capacidade da companhia de responder às pressões. Entretanto, a percepção que o corpo gerencial tem do problema e do “momento adequado [timing]” sofre distorções que podem levar a respostas equivocadas ou a atrasos nas reações”, comenta Stevanato.

 A pesquisa também aponta que mais da metade das empresas não possuem um patrocinador de ações de gerenciamento da mudança. O patrocinador tem papel essencial para a condução do processo, pois ele será o responsável por liderar e atuar no papel de sponsor organizacional, expondo a visão do que a empresa precisa alcançar e explicando a necessidade de mudanças para os envolvidos.

Gilvan Righetti, ­­­­executivo de RH, comenta que habitualmente os patrocinadores naturais são quem apoia o projeto dentro da organização; pessoas que possuem certa influência, principalmente política, e gozam de certo poder e prestigio na estrutura organizacional, como CEOs, diretores ou gerentes de primeira linha.  O patrocinador deve atuar como legítimo promotor do projeto, ou seja, ser reconhecido como Sponsor do projeto através da comunicação para os principais stakeholders. Este papel também incorpora o acompanhamento, decisão, aprovação de recursos, budget e motivação da equipe que lidera o projeto em seus diversos níveis. O executivo complementa afirmando que um evento da magnitude do Diálogos 2014 também tem o propósito de desmitificar o processo de mudança dentro das organizações, levando a um nível de consciência maior tanto seus aplicadores como o conjunto de colaboradores afetados.

Segundo Catarina Silveira, consultora em sustentabilidade e planejamento estratégico da Dynamica Consultoria, o seminário é a oportunidade dos participantes ampliarem conhecimentos por conta do conteúdo proposto. “Eu acredito que o formato dos diálogos nos dá a chance de trabalharmos junto a profissionais que em diversos setores da economia enfrentam no dia a dia questões relacionadas à gestão de mudanças organizacionais ”, afirma.

 Luiz A. Stevanato, Gilvan Righetti e Catarina Silveira fazem parte do grupo de palestrantes que estarão presentes no Seminário Diálogos 2014.

 

Serviço 

 

Diálogos 2014 - conduzindo mudanças organizacionais

17 e 18 de setembro - São Paulo - SP - Brasil

Hotel Transamérica Prime International Plaza - Salas Américas

Alameda Santos, 981 - Jardim Paulista - São Paulo

Inscrições e valor de investimento 

Valor de Investimento: R$ 1.850,00.

A equipe de relacionamento comercial da consultoria está pronta para fornecer quaisquer esclarecimentos sobre formas de pagamento e procedimentos para as inscrições, sejam individuais ou de grupos organizados. Escreva ou telefone para a Dynamica Consultoria:

dialogos@dynamicaconsultoria.com.br   (11) 2532-8889

 

Hotsite: dynamicaconsultoria.com.br/dialogos 

Fonte: Assessoria de Comunicação


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo