Natal Card - Gif Agosto

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/01/2015 11h37

Atividade econômica recua 0,2% em novembro, aponta Serasa Experian

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias registrou retração de 0,1% em novembro/14

notícias relacionadas

O quadro de estagnação econômica persistiu durante o quarto trimestre do ano passado. Após ter registrado crescimento nulo em outubro/14, o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) exibiu queda de 0,2% em novembro/14, descontado os devidos ajustes sazonais. Também em comparação com o mesmo mês do ano passado (nov/13), houve recuo de 0,8% na atividade econômica em novembro de 2014. Com este resultado, o período de janeiro a novembro de 2014 exibiu a alta de apenas 0,1% na atividade econômica do país frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a retomada do processo de elevação das taxas de juros, passado o período eleitoral, a escalada da taxa cambial e os patamares deprimidos dos índices de confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários, impactaram negativamente a atividade econômica no penúltimo mês do ano passado.

Pelo lado da oferta agregada, o mês de novembro/14 foi impactado pelo recuo de 0,8% na atividade industrial e pela estagnação (crescimento nulo) do setor de serviços. Somente a atividade do setor agropecuário avançou, ainda que modestamente, durante o penúltimo mês do ano passado (alta de 0,2% frente a outubro/14). Vale notar também que o setor industrial registrou queda significativa em novembro/14 na comparação interanual, isto é, contra novembro/13: – 4,3%.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias registrou retração de 0,1% em novembro/14 e as importações (que entram com sinal negativo no PIB) expandiram-se em 6,2%, sendo estes os principais responsáveis pela retração da atividade econômica em novembro/14. O mês também contou com crescimento zero dos investimentos e de apenas 0,6% no consumo do governo. Assim, apenas as exportações, com alta de 2,2%, conseguiram exibir algum dinamismo mais significativo durante o mês de novembro/14.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_ecomonica.htm

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo