Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/06/2015 08h44

Centro universitário incentiva o Desafio Universitário Empreendedor

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e Sebrae planejam fomentar o empreendedorismo na academia e participação de alunos no Desafio Universitário Empreendedor

A quantidade de estudantes do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) que participa do Desafio Universitário Empreendedor deve aumentar significativamente neste ciclo 2015. A instituição de ensino superior pretende estimular a inscrição dos acadêmicos no jogo empreendedor promovido pelo Sebrae. A estratégia faz parte das ações para difundir o conceito de empreendedorismo entre a comunidade universitária, composta atualmente por mais de 5 mil alunos distribuídos entre os cursos de graduação e pós-graduação.

Na próxima quinta-feira (11), representantes do Sebrae no Rio Grande do Norte se reúnem com o reitor do centro, Daladier Pessoa Cunha Lima, para definir as estratégias para ampliar o número  de inscrito no Desafio e também apresentar as ações do programa Educação Empreendedora. “Temos diversas ações e iniciativas que podem ser implementadas pelo UNI-RN e contemplam desde a inserção do módulo empreendedorismo na grade curricular dos cursos até a realização de seminários, palestras e eventos internos de fomento ao empreendedorismo”, explica a gestora do Desafio Universitário Empreendedor no estado, Rose Alff, que participa do encontro.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição, com caráter educacional, que reúne, em torno de rankings, diversas atividades e jogos com o propósito de disseminar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo entre os jovens universitários. Como o sistema de pontuação é cumulativo, os estudantes podem se inscrever na competição a qualquer momento através do site www.desafio.sebrae.com.br/. A competição é aberta para alunos matriculados em universidades públicas ou privadas em todo País. Cada inscrito é um jogador individual de umgame com a temática de empreendedorismo.

O Rio Grande do Norte já é o terceiro estado do Nordeste com maior número de competidores nesta edição, ficando atrás apenas de dois estados, que são mais populosos, Bahia e Ceará. São 2050 inscritos, entre estudantes e professores de várias instituições de ensino.

Apesar do jogo ser contínuo, em novembro, os dez melhores colocados no ranking geral participam de uma semifinal estadual. Os três primeiros lugares vão jogar a grande final em Brasília. Os três vencedores nacionais são premiados, sendo que o primeiro lugar ganha uma viagem internacional. Para estimular o empreendedorismo, o Desafio é destinado a estudantes de qualquer curso universitário.  

O objetivo do Desafio Universitário Empreendedor transcende os limites de uma competição. Nele, o que se busca é que a cultura empreendedora seja entendida e efetivamente assimilada, vindo a impactar positivamente os jovens universitários, preparando-os para os desafios do mercado, estimulando, desenvolvendo e aprimorando suas habilidades corporativas, promovendo a aprendizagem desses conceitos com base na experiência vivida por eles durante o processo decisório.

Dessa forma, as atividades que compõem o Desafio Universitário Empreendedor possibilitam aos participantes adquirirem o correto entendimento dos conteúdos relacionados às características do comportamento empreendedor e, simultaneamente, da gestão empresarial.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo