Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/11/2015 09h01 - Atualizado em 26/11/2015 09h05

57% dos empresários do RN esperam boas vendas até o fim do ano

O otimismo quanto ao faturamento, no entanto, não significa mais contratações. Pesquisa do Sebrae e Fipe mostra que apenas 10% dos empresários potiguares devem ampliar o quadro de funcionários.

notícias relacionadas

Apesar de o cenário econômico não ser tão animador, a maioria dos donos de pequenas empresas do Rio Grande do Norte está otimista com perspectivas de aumento no faturamento até o fim de dezembro. Cerca 57% dos empresários potiguares estimam que terão aumento de receita nesse período, enquanto 34% acreditam que vão manter o faturamento. Apenas 8% preveem reduções no fluxo de caixa. Os dados constam na pesquisa Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN).  O índice calculado mensalmente pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Economistas explicam que esse clima de otimismo é refletido principalmente no comércio. Nesse período, a maior parte dos consumidores está com mais dinheiro em mãos, devido ao pagamento da segunda parcela do 13º salário e das férias, e tende a gastar mais, inclusive com as compras de fim de ano. Todo esse otimismo se reflete na confiança do empresariado.

A empresa potiguar de acessórios SDesign, por exemplo, prever  um aumento de 20% no faturamento em relação a dezembro do ano passado. A marca, que produz bolsas, bijuterias e outros acessórios, distribui para praticamente todo o Brasil e também exterior. São 210 lojas no país que revende os produtos da grife e mais duas lojas internacionais, uma em Portugal e outra na República do Panamá. A participação da empresa em feiras do setor, como o Minas Trend, com o apoio do Sebrae, alavancou as vendas.

“Costumamos dizer que a crise não afetou a nossa empresa na parte de atacado. A partir de outubro, depois do Minas Trend, os pedidos aumentaram 48%. Estamos com a linha de produção a mil para dar conta de todas as encomendas. Tivemos, inclusive, que contratar mais pessoal – seis funcionários – para atender aos pedidos dentro do prazo”, conta empresária Ana Lígia Pelocha, que é sócia da marca juntamente com a empresária Sheila Morais.

O caso da SDesign, no entanto, é exceção no que diz respeito à contratação. Segundo o levantamento, apenas 10% dos proprietários de pequenos negócios do RN pretendem ampliar os quadros de funcionários nesse período de fim de ano. A maioria (85%) deve manter o número de empregados e 5% pensa em demissões.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo