Biometria

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/10/2018 16h46

Programa incentiva liderança na Rui Cadete

Programa Liderar tem como objetivo desenvolver habilidades para que colaboradores ocupem vagas de gestão dentro da empresa

Com o objetivo de identificar colaboradores com perfil de liderança e gestão, a Rui Cadete implantou este ano o Programa Liderar. Com duração de oito meses por ano e encontros mensais, o grupo, que conta hoje com 21 colaboradores, tem a possibilidade de desenvolver habilidades como motivação, resiliência e trabalho em equipe, para que ampliem a percepção acerca de sua atuação dentro da empresa.

"Esperamos, com esse programa, possibilitar a expansão dos horizontes dos colaboradores, que acabam se limitando à rotina da Contabilidade, já que não têm, na formação acadêmica, a oportunidade de se aprofundar na área de gestão, se limitando a conteúdos técnicos", aponta Ana Cláudia Medeiros, gestora de RH e responsável pelo projeto. A ideia, de acordo com ela, é de imediato, contribuir para o desenvolvimento da autogestão e da autoliderança.

Em dezembro, quando for encerrada a primeira turma do Projeto Liderar, os participantes farão parte de um banco de talentos com o intuito de valorizar a prata da casa para as oportunidades que forem surgindo. "A empresa já tem essa iniciativa, geralmente os gestores ascendem de ocupações técnicas e, em geral, aprendem a gerir na prática. Queremos, com o Liderar, deixar as pessoas preparadas para os futuros desafios profissionais", esclarece Ana Cláudia.

Em setembro, o módulo foi de vivência, desta forma, os colaboradores visitaram empresas de nichos diferentes de mercado para conhecer de perto como se dá a gestão na prática, e ouvir dos seis gestores visitados, suas experiências sobre as dificuldades e os prazeres de gerir uma equipe e como acontece a atividade na realidade no dia a dia. O próximo encontro será dia 18 de outubro e vai abordar temas como comunicação e postura profissional, assuntos de muita influência no que se refere à liderança.

Os resultados, de acordo com a responsável pelo projeto, têm sido surpreendentes. Alguns, que se inscreveram visando superar dificuldades de relacionamento ou de comunicação, por exemplo, estão encantados com outras capacidades que descobriram. "Nos propomos a ampliar a visão macro, para o desenvolvimento de estratégias, para o empreendedorismo, de modo que tenhamos profissionais mais completos, que vão além do ponto de vista operacional, que alcancem a visão holística do todo", conclui.

 

 


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo