Natal Card - 21 de Outubro

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/10/2019 08h26 - Atualizado em 07/10/2019 08h30

Produto terroir ganha espaço na 57ª edição da Festa do Boi

Durante o evento, o Sebrae vai lançar o manifesto em defesa do produto terroir potiguar para conquistar o apoio de todos os atores da cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas.

Com o tema ‘o sabor de cada lugar', o Espaço Empreendedor do Sebrae na 57ª edição da Festa do Boi vai destacar sustentabilidade e valorização local, assim como apresentar inovações tecnológicas voltadas para o agronegócio. Mas ganham destaque também as tradicionais capacitações que são ofertadas a cada edição do evento com palestras, painéis, seminários e oficinas gastronômicas, inclusive essas últimas voltadas também para o público infantil. Promovida pela Associação Norte-rio-grandese de Criadores (Anorc), a Festa do Boi será realizada no período de 12 a 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. As inscrições para participar do Espaço Sebrae Terroir são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site http://www.rn.sebrae.com.br/terroir/.

Os produtos terroir - aqueles cuja origem está intimamente ligada à cultura e condições geográficas de determinada região - serão um dos destaques da programação. Uma exposição com 32 empresas vai mostrar o potencial dos produtos que carregam o DNA do Rio Grande do Norte e, durante o evento, será apresentado o Manifesto em Defesa do Produto Potiguar. "Queremos com esse manifesto que toda a cadeia do setor de alimentos e bebidas assine e defenda o nosso terroir", diz a coordenadora do Espaço Sebrae Terroir, Mona Paula Nóbrega.

Sobre a proposta do espaço, a coordenadora explica: "Nesta edição, demos um foco mais amplo ao tema terroir, abrangendo os eixos sustentabilidade, inovação e valorização local em vários momentos da programação".

A Fazenda Digital será um espaço para apresentar novas experiências, sobretudo na área de tecnologia, capazes de otimizar a produção e gestão da propriedade. 16 startups com soluções para o agronegócio vão estar no local, apresentando as ferramentas desenvolvidas. A proposta é aproximar os produtores e empreendedores rurais às tecnologias acessíveis, para assim obterem rentabilidade, fortalecerem a gestão e ampliarem mercado. Também haverá estações -queijeira, unidade de agroecologia e aviário - e um empório, expondo os produtos terroir.

Hackaton social

O tema tecnologia entrou fortemente na programação do evento. A Social Hack, por exemplo, vai estimular o desenvolvimento de novas ferramentas para os problemas socioambientais. Trata-se de uma competição de ideias inovadoras entre universitários, no estilo hackathon. 55 universitários de 11 instituições vão concorrer para desenvolver uma solução para problemas sociais e ambientais de modo que essa ferramenta pode ser remunerada.

No Demoday de Impacto, previsto para o dia 16, serão apresentados 12 dos 60 negócios participantes do projeto de pré-aceleração de negócios de impacto social do Sebrae. Esses projetos serão expostos para investidores do segmento. "A ideia é que esses grandes empresários avaliem as ferramentas e deem o feedback. A proposta do Demoday é também aproximar esses atores".

Outro destaque desta edição é a Rodada de Negócios, em que 35 empreendedores potiguares com produtos terroir negociar e apresentar os itens a redes de supermercado, meios de hospedagem, bares e restaurantes. A Rodada de Negócio ocorre no dia 16, no hotel Holiday Inn.

Esse tipo de produto alimentício vai compor também a Cozinha Show Sebrae & Senac, que oferecerá diariamente experiências gastronômicas para crianças e adultos com produtos terroir. Serão realizadas 32 oficinas, que vão ser ministradas por 20 chefs locais. Eles utilizarão esses itens em vários tipos de preparos. Já o Espaço Gastronômico traz uma mostra de queijos e meles terroir de várias partes do Brasil.

A sustentabilidade será abordada nas dezenas de palestras com a realização de um seminário técnico por dia, englobando as áreas de avicultura caipira, meliponicultura, apicultura, produção orgânica, pecuária, fruticultura, aquicultura e sertão empreendedor.

*Fonte: Sebrae RN

 


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo