Natal Card - 21 de Janeiro de 2020

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/03/2020 11h35

Alunos realizam inspeção técnica com Procon Natal em alusão ao dia do consumidor

Turma do 4º ano do colégio Salesiano São José participa de visita técnica em supermercado para estudar as informações que são fornecidas aos clientes

A garantia pelos direitos do consumidor devem ser respeitadas por comerciantes, que enxergam as boas práticas no atendimento como a fidelização do público. E quando são crianças que vão às compras? A ida ao supermercado pode ser bem diferente, como aconteceu com uma turma do colégio Salesiano São José. Em alusão ao dia do consumidor, celebrado no dia 15 de março, um grupo do 4º ano da educação fundamental visitou o supermercado Nordestão - unidade Tirol, acompanhado pelo Procon Natal, para uma visita técnica. O objetivo foi observar os rótulos dos produtos, a data de validade de diversos alimentos e os vários itens para a segurança alimentar, essenciais para a manutenção do direito do consumidor.

Segundo Gleider Dantas, diretor geral do Procon Natal, os alunos descobriram a importância da verificação da validade de cada produto, dos códigos de barras para checar o valor de cada item e observaram a existência do selo do Inmetro em brinquedos e aparelhos eletrodomésticos.

"O Procon Natal foi motivado para acompanhar essa aula de campo com as crianças, para que elas observem como é a rotina de um supermercado, como são apresentados os produtos com relação aos itens de preço, validade da mercadoria, acondicionamento dos alimentos, por exemplo. Em parceria com o colégio Salesiano, nós verificamos com os alunos diversos itens que são inspecionados pelos fiscais do Procon, como validade do produto, certificações do Ministério da Fazenda, que são de grande importância para estimular desde cedo a preocupação com o direito do consumidor", ressaltou Gleider.

Ao mesmo tempo em que atuavam como fiscais do Procon Natal, os alunos participaram de um imersão no empreendedorismo. Para o professor Willys Fernandes, a adoação de um olhar consciente na compra de produtos, observando os itens de saúde, garante a construção de uma identidade crítica dos participantes.

"O empreendedorismo é um comportamento. Nós estudamos com eles o estudo das emoções e a necessidade do consumo. Mesmo com a pouca idade, é importante que os alunos sejam despertados para isso. Nessa aula de campo, os alunos têm um olhar diferente, justamente na semana do consumidor, tornando-o consciente de comprar aquilo que é necessário, verificando algumas informações técnicas para saber o que está correto ou não nos produtos que estão à venda. Alguns dos alunos verificaram preços diferentes nas embalagens em comparação ao que estava exposto na gôndola, corrigido logo em seguida pela empresa. É importante que eles possam ajudar os pais no momento das compras", comentou o professor.

Semana do Consumidor em Natal

O Procon Natal estará a partir de segunda-feira (16) com um posto de atendimento em um shopping da Zona Sul de Natal, levando todas as informações referentes ao direito do consumidor. Para quem tiver qualquer dúvida e quiser esclarecimentos sobre a lei, uma equipe estará no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca com Bernardo Vieira.

 


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo