SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/05/2021 11h22

DIA DA INDÚSTRIA: Presidente da CNI e ministro participam de evento da FIERN

O evento aberto ao público será transmitido direto da sede da CNI, em Brasília

A FIERN realiza, na próxima terça-feira, dia 25, quando se comemora o Dia Nacional da Indústria , a "Webconferência: Desenvolvimento Regional e as perspectivas para o RN", com a participação dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O evento aberto ao público será transmitido direto da sede da CNI, em Brasília, pelos canais do YouTube da CNI e FIERN, a partir das 19h. E debaterá soluções para reduzir os desequilíbrios regionais e elevar o ritmo de crescimento econômico.

O desenvolvimento regional é considerado ponto crucial para o crescimento sustentado do Brasil e de sua indústria, sobretudo neste período de ações para atenuar os efeitos da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19.

Além de presidir o Sistema FIERN, Amaro Sales é secretário geral da CNI e presidente da Comissão Temática da Micro e Pequena Empresa (COMPEM/CNI), tendo fundado e presidido, de 2014 a 2020, a Associação Nordeste Forte, em que defendeu políticas públicas para mitigar as desigualdades regionais e a união de federações e entidades em prol de pleitos comuns como forma de fomentar o desenvolvimento nacional a medida em que enfatiza as demandas da região.

Entre as principais realizações de sua gestão à frente da ANF destaca-se a elaboração, aprovação e edição das Medidas Provisórias nº 1.016 e 1.017, pelo presidente da República, em dezembro de 2020, sobre a renegociação das dívidas dos Fundos Constitucionais. Na área de infraestrutura hídrica, a Associação contribuiu com ações para tornar realidade a transposição do Rio São Francisco, com participação em reuniões e apresentação de pleitos junto aos Ministérios da Economia e de Desenvolvimento Regional e à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Presidente da CNI desde 2010, Robson Braga de Andrade também preside o Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial. Tem uma vasta trajetória de atuação nas mais diversas frentes em defesa da indústria brasileira. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) por oito anos.

 

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pela Fundação Dom Cabral e pelo Insead Business School, da França. Há 30 anos, preside a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, empresa de ponta sediada em Contagem (MG), que produz equipamentos para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes.

À frente do Ministério de Desenvolvimento Regional, o ministro Rogério Marinho tem implementado uma série de ações e políticas coordenadas nas áreas de recursos hídricos, desenvolvimento regional, habitação, mobilidade urbana e defesa civil, entre elas o Projeto de Integração do Rio São Francisco e o Programa Águas Brasileiras.

 

Antes de assumir o MDR, foi secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Em 2018, Marinho foi secretário do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes e teve papel de destaque na articulação da reforma da Previdência. Economista e professor, foi deputado federal pelo PSDB do Rio Grande do Norte e, ainda, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte.

 

Serviço

Terça-feira, 25 de maio - 19h

Webconferência: Desenvolvimento Regional e as perspectivas para o RN

Participantes:

Amaro Sales de Araújo, Presidente da FIERN e dos Conselhos Regionais do SESI-RN e do SENAI-RN, secretário geral da CNI e presidente da Comissão Temática da Micro e Pequena Empresa (COMPEM/CNI)

Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI

Rogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo