Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/10/2021 10h02

Segunda unidade da CLIAP completa um ano

Centro terapêutico para crianças com necessidades especiais é referência em Natal no tratamento de autismo e outros transtornos de desenvolvimento

Para festejar um ano da sua nova unidade, a Clínica de Atendimento Personalizado em Terapias Avançadas (CLIAP) prepara uma programação especial para as crianças e adolescentes que atende, junto com suas famílias. O ponto alto será na tarde da sexta-feira (15), quando acontece a festa de inauguração, e os participantes serão convidados a entrar no universo circense. Mas as comemorações começam ainda no início da semana.

Na segunda-feira (11) as crianças serão recebidas com algodão doce, pipoca, jogos, brincadeiras, aulas na piscina e muita diversão no pula-pula; na quarta-feira (13) serão realizadas oficinas, gincana e sessão de cinema; na quinta-feira (14) a pedida é uma sessão de teatro no final da tarde.

Na sexta-feira (15), palhaços, malabaristas, acrobatas, entre outras atrações circenses, vão compor o colorido cenário que será montado no espaço ao ar livre da CLIAP, especialmente para marcar a data. O tema circo foi escolhido por ter se tornado um grande aliado no desenvolvimento infantil, sobretudo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação será fechada no dia 17 com a doação de brinquedos para o projeto Solarte, que atende 240 crianças na comunidade do Mosquito e nos bairros de Mãe Luiza e Passo da Pátria.

Localizada no antigo Casarão do Tirol (na esquina da Avenida Campos Sales com a Rua Maxaranguape), a segunda unidade da CLIAP tem como foco o atendimento ao público infantil e adolescente com TEA e com outros transtornos de desenvolvimento.

A estrutura conta com amplo espaço adaptado para acomodar os atendimentos especializados em Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis).

"Estamos aproveitando o aniversário de um ano da nossa segunda unidade para festejar esse novo momento que estamos vivendo, com o incremento nos atendimentos, inclusive por planos de saúde. O início foi bastante difícil, pois abrimos na fase mais crítica da pandemia, quando precisamos ficar fechados por um mês. E, mesmo depois, a retomada foi bastante lenta. Agora, estamos podendo oferecer o nosso serviço em toda a sua excelência", aponta Mauricélia Lopes, fisioterapeuta e proprietária da CLIAP.

O espaço conta com ampla área externa e 30 ambientes terapêuticos, além de salas de atendimento, auditório, banheiros adaptados, cozinha funcional e refeitório no térreo. No pavimento superior ficam localizadas as salas de integração sensorial, espaços para terapia Padovan, Pediasuit, cantinho de leitura, sala da robótica, sala do sono e um espaço com estrutura de rapel e tirolesa.

"O principal objetivo da CLIAP é contribuir de forma determinante para o desenvolvimento da criança autista, de modo que tenha autonomia para as atividades sociais e cotidianas, como beber água, sinalizar quando está com fome ou ir ao banheiro sozinha. E a proposta da nova estrutura é fazer com que essa criança tenha incentivos terapêuticos em um ambiente semelhante ao que ela vivencia em casa", reforça Mauricélia.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo