Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/05/2022 16h48

Governo do Estado realiza a 1ª Festa do Cavalo

A 1ª Festa do Cavalo será realizada entre os dias 12 a 14 de maio, no Parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Os criadores e os amantes dos cavalos no Rio Grande do Norte ganham, a partir deste ano, um evento que vai abordar e retratar todo este universo da equideocultura. A 1ª Festa do Cavalo será realizada entre os dias 12 a 14 de maio, no Parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O evento, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e Pesca (Sape/RN) e em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a Federação da Agricultura do RN (Faern) e com as associações de criadores de cavalos. A Festa do Cavalo visa promover ainda mais esta importante cadeia produtiva que está diretamente ligada a nossa cultura e que gera milhares de empregos e oportunidades em todos os municípios do RN.

Durante a Festa do Cavalo, que deverá atrair mais de 30 mil pessoas ao longo dos seus três dias, o acesso ao Parque Aristófanes Fernandes será gratuito e liberado sempre a partir das 8h.

No evento, a Sape/RN vai lançar, em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM), o Projeto Equoterapia no Parque de Exposições. O projeto visa atender crianças com necessidades especiais com o método que persegue resultados terapêuticos por meio da utilização da interação com os cavalos e suas possibilidades.

Outro destaque durante a realização da Festa, será a sanção da nova versão da Lei 10.999 que, desde 29 de setembro de 2021, que instituiu o Passaporte Equestre para o trânsito de equinos, asininos (jumentos) e muares (mulas) no Rio Grande do Norte. Com a mudança, o documento passará a ter validade de seis meses, prorrogáveis por igual período, ao invés de apenas dois como previa a versão inicial da Lei que, aliás, é de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira.

A programação terá, ainda, destaques para a raça Mangalarga Marchador, que terá exposição especializada em provas esportivas como, maneabilidade, seis balizas e cinco tambores. Já os criadores de Cavalo Quarto de Milha poderão participar de provas de Morfologia, "Galeria dos Garanhões" e exposição da raça para comercialização.

Além da programação equina, a Festa vai contar com show da banda Cavaleiros do Forró, previsto para a sexta-feira, dia 13, às 20h, no espaço coberto, também com acesso gratuito.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN) terá um estande no qual serão apresentadas todas as potencialidades agropecuárias do estado bem como a gama de produtos e serviços que a pasta oferece aos produtores rurais. No espaço estarão representadas as iniciativas feitas por meio da Emparn, Idiarn, Emater, Sedraf, Igarn e Idema.

A programação contempla ainda, o oferecimento dos cursos de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos e Rédeas Avançado. O primeiro deve ser realizado na sexta-feira (13), às 9h, e será realizado em parceria com o Sistema Faern/Senar. Já o curso Avançado de Rédeas será realizado no sábado (14), às 9h, com o instrutor Steve Bezerra e tem a parceria com a empresa Rancho Alegre.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo