Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/07/2022 14h48

Dia Mundial do Chocolate: alimento se tornou item de bem-estar

Produto fez parte das compras de 88,3% das famílias brasileiras em 2021; nutricionista orienta sobre benefícios e como escolher opção mais nutritiva

Além de ter um sabor maravilhoso, quando consumido de forma equilibrada, o chocolate pode proporcionar diversos benefícios como combate ao estresse, melhora no raciocínio e até no humor. Celebrado nesta quinta-feira (7), Dia do Chocolate, o alimento está sempre presente no dia a dia dos brasileiros seja no formato de barra, bombons ou como ingrediente em uma receita.

Não à toa, a média de consumo nacional é de 2,6 quilos por pessoa ao ano. De acordo com as estatísticas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), houve um crescimento de 35,91% na produção, 16,55% na exportação e 30,82% na importação de chocolate no ano passado. E o mercado sente o reflexo desse momento promissor para a indústria.

Em 2021, o chocolate fez parte das compras de 88,3% dos lares brasileiros, informa a Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Segundo o levantamento, no ano passado, o brasileiro gastou em média R$ 89,32 com chocolate - uma variação de 10,6% em relação a 2020.

O proprietário da franquia Lugano em Natal, Alcimar Cortez, relata que o retorno à rotina social que existia antes da pandemia refletiu positivamente nas vendas da sua loja no Natal Shopping.

"A gente observa que os nossos clientes estão vindo à loja movidos por um comportamento de presentear alguém especial, familiares e até eles mesmos. Ou seja, é um produto muito procurado para consumo próprio mas, com o retorno de aniversários e outros eventos, segue como uma das primeiras opções de presente", analisa o empresário.

Benefícios do chocolate

Além do fator social, o consumo do produto também está aliado ao bem-estar e relaxamento, graças ao triptofano presente no cacau - nutriente que compõe a serotonina, neurotransmissor da felicidade. Rico em flavonoides, o doce também tem o poder de aliviar a ansiedade, mas deve ser ingerido com equilíbrio.

A nutricionista Tássia Morais, docente do curso de Nutrição da Estácio, orienta para um consumo consciente do chocolate, a começar pela escolha do produto. Ao analisar o rótulo, alerta a especialista, o consumidor pode levar para casa um alimento com melhores propriedades nutricionais.

"O ideal é que as pessoas busquem um chocolate com percentual acima de 70% de cacau, dando preferência ao chocolate preto e evitando o chocolate branco, que contém grandes quantidades de açúcar e não tem adição de cacau. Quanto mais amargo, menor a concentração de açúcares, o que é um indicador importante de qualidade nutricional do alimento", reforça a especialista.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo