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08/11/2010 10h02 - Atualizado em 08/11/2010 10h06

Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas

Em média, o inadimplente tem cinco dívidas em atraso.

Por: Lidiane Lins

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Um estudo feito pela Serasa Experian revelou que o consumidor brasileiro que está inadimplente leva cerca de sete meses para conseguir pagar seus débitos e tem em média, cinco dívidas em atraso.

Segundo presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, são vários os motivos que levam o consumidor à inadimplência. "Perda de emprego ou de alguém da família e doença. Mas uma das causas que mais nos preocupa é a do descontrole de gastos. O país não dispõe de mecanismos para evitar o superendividamento do consumidor e isto é uma vulnerabilidade, pois hoje não se sabe quem está com dívidas acima de sua capacidade de pagamento e se desconhece o histórico de crédito, na hora da concessão", afirma.

Loureiro ressalta que "há muitas oportunidades, muitas ofertas seduzindo. Se fôssemos financeiramente bem-educados (não somos), isso não seria problema. Assim, muitas oportunidades, podem se traduzir brevemente em muitos problemas. Gastar a prazo sem um planejamento metódico provavelmente levará muitas famílias a perder as rédeas da situação, podendo ficar até sete meses sem acesso ao crédito. O brasileiro merece comemorar e consumir, porém, não a ponto de arruinar o orçamento dos meses seguintes. Equilíbrio é a palavra chave. As conquistas têm que se manter para o resto da vida. Precisamos conferir sustentabilidade ao nosso consumo e dívidas."

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice.

Campanha
A Serasa Experian lançou no final de outubro uma campanha de Natal 2010, que busca incentivar empresas do país a aproveitarem a data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil para promover a recuperação de crédito do consumidor.

A campanha tem como objetivo dar segurança aos negócios no Natal e busca sensibilizar 300 importantes grandes empresas do comércio a oferecerem aos consumidores novas possibilidades de renegociação de dívidas em atraso diretamente com seus credores, de acordo com a sua capacidade de pagamento.

A partir desta campanha, ações de recuperação serão cada vez mais eficazes porque, além de abrirem espaço para relacionamento e renegociação, conseguem tratar individualmente caso a caso, garantindo sua a assertividade.

Na campanha de Natal 2010, a empresa reverterá para instituições sem fins lucrativos uma parcela do faturamento que obterá com a venda de alguns de seus produtos de recuperação, como Collection Scoring PF, Análise da Carteira PF e Lista Premium.

Os clientes que aderirem a um destes produtos, até 30 de novembro de 2010, poderão indicar uma das três organizações não governamentais selecionadas previamente pela Serasa Experian para o recebimento da doação.

 

 

Fonte: Serasa Experian


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