Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/12/2010 16h46

Setor de eletrônicos deve ser destaque nas vendas de Natal

Melhores preços e crescimento da classe C são alguns dos fatores que influenciam nas compras

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

No ano em que o comércio potiguar espera ter o melhor Natal dos últimos 10 anos, um dos setores que se destaca por seu poder de vendas é o de eletrônicos. Impulsionado principalmente pela queda nos preços, inovação nos produtos e crescimento do mercado de consumidores, o setor deve ser um dos carros chefes do período natalino.

A constante atualização dos produtos e seus lançamentos no mercado são considerados cruciais para o aumento da procura. "Os produtos trazem sempre novas vantagens e o consumidor tem o desejo de possuir. Eles atraem com facilidade", explica o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL/RN), Marcelo Rosado.

Do outro lado, o aumento do poder de compra da classe C incrementa as vendas. Para se ter ideia estes consumidores devem fechar o ano responsáveis por 45% da comercialização de eletrônicos durante o governo Lula, segundo estudo do instituto Data Popular a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísctica (IBGE). Em 2003, essa faixa tinha 27% das compras.

O superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Adelmo Freire, avalia que aliado a isso, os preços dos produtos tem apresentado queda. "As TVs LCD e Plasma estão puxando o setor. Televisores que no ano passado você encontrava por R$ 4 mil, hoje se compra por R$ 1.600".

Para Marcelo Rosado, a competitividade tem estimulado a queda nos preços e tornado alguns produtos acessíveis a muito mais pessoas. "O Blackberry, por exemplo, antes era utilizado só por empresários. Hoje jovens estão comprando para uso diário", comenta o presidente da FCDL. Neste Natal, os jogos eletrônicos também devem aquecer as vendas com preços mais convidativos.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo