SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/03/2011 14h54 - Atualizado em 02/03/2011 14h58

Dia Nacional do Turismo: Conquistas e gargalos do setor em Natal

Ainda temos pouco a comemorar, diz ABIH RN.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O país comemora nesta quarta-feira (2) o Dia Nacional do Turismo. Atividade geradora de inúmeros serviços, como hospedagem, alimentação, eventos e entretenimento, o turismo é responsável por atrair investimentos, gerar empregos e renda e também melhorar a qualidade de vida das cidades.

Em Natal, a data foi marcada pela abertura da proposta de licitação de construção da Arena das Dunas, acontecimento que aproxima cada vez mais a cidade da Copa do Mundo 2014, e todos os investimentos em diversos setores - principalmente o turismo - que irão acompanhar o evento.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Tertuliano Pinheiro, Natal vem destacando como uma das principais cidades turísticas do país, conhecida internacionalmente, consolidando a atividade e gerando emprego e renda para a população.

"Esta sem dúvida é uma data especial. O turismo na cidade provocou um crescimento de mercado extraordinário, tem gerado emprego e renda. Hoje, podemos dizer que o turismo é a nossa galinha dos ovos de ouro, sendo responsável pelo desenvolvimento da cidade. Além disso, profissionalizou os trabalhadores do setor", destacou o secretário.

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH RN), Habib Chalita, acredita que não somente Natal, mas o Rio Grande do Norte como um todo, ainda não tem muito o que comemorar em relação ao setor turístico.

"Atualmente, não há muito o que comemorar. Os hoteleiros estão trabalhando muito, mas não contam com muitos incentivos. A atividade do turismo não é prioridade nem na gestão estadual, nem na municipal", disse Chalita.

Segundo ele, ainda existe a carência de investimentos básicos para desenvolver o turismo potiguar, especialmente no que diz respeito ao planejamento de ações e na divulgação do destino RN.

"O turismo deve ser encarado como investimento fundamental para cada cidade. Infelizmente, ainda faltam ações nesse sentido em Natal. Precisamos de mais planejamentos para o setor, assim como divulgação do destino", ressaltou o presidente da ABIH RN.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo