Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/03/2011 14h25 - Atualizado em 04/03/2011 14h58

Reforma de condomĆ­nios Ć© novo segmento da construĆ§Ć£o civil

Setor cresce significativamente no Brasil e vem criando setores e serviƧos especializados.

notícias relacionadas

O segmento da construção civil está aquecendo o mercado. As vendas de material de construção puxaram o crescimento do comércio em janeiro. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o segmento registrou alta de 15%.

O gerente de indicadores de mercado do Serasa Experian, Luiz Rabi, afirma que 2011 será um ano de continuidade de alta no setor, que começou sua recuperação em 2010, após o efeito da crise econômica de 2009.

Para Rabi, o aumento nas vendas desses itens reflete confiança na economia. "Uma reforma e uma construção de uma casa, além dos gastos com material, levam certo tempo para serem concluídas. As pessoas só investem nisso quando realmente estão seguras da sua situação financeira no longo prazo",

Mas o mercado já oferece aos construtores, pessoas físicas e jurídicas, um produto financeiro que facilita e viabiliza as reformas de condomínios residenciais. Que foi outro setor que cresceu significativamente no Brasil e vem criando setores e serviços especializados.

Esse novo produto é um tipo de financiamento, para administradores, construtores e síndicos realizarem benfeitorias nos condomínios, ou seja, reformas, melhoria nas instalações ou aquisição de máquinas.

A Companhia Hipotecária Brasileira, por exemplo, disponibiliza recursos financeiros para esse fim. Na CHB, o cliente tem acesso a 100% dos recursos em uma única vez, ou de acordo com sua necessidade. Esse diferencial, de ter o dinheiro em mãos, dá mais poder de negociação ao cliente junto aos fornecedores, com descontos substanciais na compra à vista, eliminando também os juros advindos de parcelamentos. Podendo, desta forma, ainda, reduzir o prazo das obras, uma vez que tendo os recursos financeiros à disposição não será necessário aguardar a arrecadação das cotas dos condôminos para pagar as despesas.

Em conseqüência da redução do prazo da obra, há menos transtorno e maior segurança aos condôminos. Além dos benefícios de negociação e rapidez das obras, o condomínio passa a ser mais valorizado.

A CHB, para tanto, oferece taxa de juros menores que as linhas de crédito convencionais dos bancos e com prazos mais longos.

Fonte: Assessoria da CHB


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | SĆ£o JosĆ© de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo