Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/03/2011 16h59

Criar associações é caminho para desenvolver pequenos meios de hospedagem , diz IBH

Programa de qualificação de gestores do setor foi lançado nesta terça-feira (29), em Natal.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

Regionalizar o turismo e investir na criação de associações do setor. Esses foram os principais pontos apresentados aos gestores de hotéis e pousadas de pequeno porte, durante a apresentação do Programa de Qualificação para os Pequenos Meios de Hospedagem, realizada nesta terça-feira (29), no Hotel Praiamar.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - RN) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RN), o programa será realizado em 32 regiões indutoras do turismo no Brasil, incluindo as 12 cidades-sede da Copa 2014. No Rio Grande do Norte, as ações do programa serão realizadas no Pólo Costa das Dunas, que inclui a região metropolitana de Natal e de Tibau do Sul.

O evento contou com um seminário ministrado por Rodrigo Lopes, técnico do IBH (Instituto Brasileiro de Hospitalidade), entidade responsável pela operacionalização do programa. Segundo Lopes, o processo de interiorização do turismo e a formação de associações são fatores fundamentais para o crescimento dos chamados Pequenos Meios de Hospedagem, que são os estabelecimentos que oferecem até 50 leitos.

"Boa parte dos negócios do Brasil são do tipo micro e pequena empresa. No setor turístico, esse número chega a 70%. O Sebrae e a ABIH perceberam a necessidade de se investir no desenvolvimento desse tipo de negócio, para que possa ter competitividade para se manter no mercado e crescer com o fluxo de turistas que vai chegar ao país, junto com a Copa do Mundo 2014", destacou Rodrigo Lopes.

O programa, que conta com investimentos da ordem de R$ 3,3 milhões, será realizado em dois eixos: o primeiro deles é voltado para os empresários, com o processo de qualificação dos gestores dos pequenos negócios. O segundo eixo será direcionado para a qualificação das entidades, para que o associativismo possa funcionar plenamente e contribuir com a expansão das empresas associadas.

No programa, gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras serão capacitados em marketing, competitividade, sustentabilidade e temas ligados à inovação da gestão. O programa vai fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo, oferecendo novas ferramentas de auto gestão aos "Pequenos Meios de Hospedagem" com foco na qualidade da gestão e da competitividade do setor.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo