Potigás - 03/08

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/05/2011 14h57

"Sem infraestrutura, não nos consolidaremos como destino turístico", diz presidente da CTI

Ações para promoção do turismo no Nordeste foram discutidas nesta sexta, na BNTM.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O presidente da Fundação CTI-NE, Bismarck Maia, expressou sua preocupação com a infraestrutura turística do Nordeste, durante coletiva à imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (13), no segundo dia da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece até domingo (15) no Centro de Convenções.

Segundo Bismarck, que também é secretário de Turismo do Ceará, a BNTM tem por objetivo fazer a promoção de todos os estados do Nordeste, de forma que cada um apresente o seu diferencial. Mas, para que isso aconteça, será preciso mais investimentos em infraestrutura.

"Nosso trabalho é garantir a promoção do destino Nordeste, mas cada estado deve vender sua particularidade, seus principais atrativos e oferecer uma estrutura adequada para receber turistas", disse.

A presidente eleita do CTI-NE e secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, apontou a deficiência no número de linhas e conexões aéreas do Nordeste como um dos principais gargalos do desenvolvimento da região.

"Temos menos voos no Nordeste que na região Norte, que possui um fluxo muito menor de passageiros. Tudo depende de políticas de incentivo para o setor, como a redução de alíquotas do combustível para as aeronaves. Precisamos fortalecer o setor de aviação, para que invistam cada vez mais no Nordeste", ressaltou Danielle.

O crescimento do turismo de eventos e negócios também foi um assunto discutido na BNTM. Para Danielle Novis, esta é uma modalidade que precisa ser explorada com bastante empenho e profissionalismo, pois gera muitos recursos para os estados.

"O turista de eventos é um multiplicador e costuma deixar muitos recursos na cidade que visita, até mesmo mais que o turista de lazer. Portanto, é preciso muito profissionalismo na captação de eventos e qualidade na estrutura para receber esses eventos".

Também estavam presentes ao evento, a governadora Rosalba Ciarlini, a prefeita Micarla de Sousa, os secretários de Turismo de Natal e do estado, Tertuliano Pinheiro e Ramzi Elali, respectivamente, além dos secretários de Turismo dos demais estados do Nordeste.

A governadora Rosalba Ciarlini citou as obras de infraestrutura e mobilidade que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e falou também sobre as demais opções de turismo e lazer que estão sendo preparadas no Rio Grande do Norte para receber o fluxo turístico do mundial de futebol.

"Nossa preocupação é oferecer atividades turísticas e culturais para os visitantes desfrutarem durante a Copa no RN, para que não visitem o estado apenas para os jogos, mas que possam ficar mais tempo e conhecer todas as atrações que o Rio Grande do Norte tem a oferecer. Entre elas, temos o projeto do Parque Nacional de Pipa e também o parque da Furna Feia", destacou Rosalba.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo