Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

30/06/2011 10h39

Agricultores comemoram safra de 2011

A expectativa dos agricultores é triplicar a produção de 2011 em relação ao ano passado.

Por: Mara Rochele

notícias relacionadas

Chuvas recorrentes, clima ameno e produção em dia. Os agricultores do Rio Grande do Norte têm comemorado a safra de 2011, bem diferente do ano passado, considerado um dos piores dos últimos 7 anos, quando a colheita do estado amargou prejuízo devido a falta de chuvas.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Ambrósio Lins, "a expectativa é de que esse ano a safra seja bem superior ao ano passado, devido ao inverno regular e sem enchentes". Apesar da sangria dos açudes atrapalhar a colheita em alguns municípios da região do Seridó, Trairí e do Mato Grande os agricultores esperam uma produção 3 vezes maior em relação ao mesmo período de 2010.

Ambrósio Lins acredita que este ano as culturas do algodão, feijão e principalmente do milho na região do médio e alto oeste, irão se destacar entre as maiores produções do estado. "Um bom momento para recuperar as perdas financeiras do inverno do ano passado" afirma Lins.

Mesmo com todos os fatores climáticos a favor da boa época para colheita, cerca de 25 mil produtores se inscreveram no Seguro Safra, que beneficia o agricultor com um recurso na faixa de R$ 640,00 dividido em 3 parcelas, caso haja perda total da produção, para que o trabalhador possa se manter enquanto recupera a colheita.

"É uma garantia para o trabalhador rural, o número de inscritos deveria ser duas vezes maior, assim menos agricultores se sentiriam desamparados", disse o presidente da Fetarn.

Grito da Terra
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) realiza no próximo dia 06 de julho às 9h a caminhada "Grito da Terra", que parte da Central Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecases) localizada no cruzamento das avenidas Mor Gouveia com Jaguarari, em direção ao Centro Administrativo.

O evento é realizado anualmente, em âmbito nacional e local. No Rio Grande do Norte a caminhada conta com cerca de 3 mil pessoas e tem o objetivo de entregar uma pauta de reivindicações à governadora do estado Rosalba Ciarlini, dentre elas a expansão do Seguro Safra para 50 mil agricultores.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo