Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/07/2011 08h00 - Atualizado em 15/07/2011 18h02

Morar em Ponta Negra já ‘cabe no bolso' do natalense

Apesar do potencial, o bairro tem hoje poucas áreas disponíveis para edificação.


notícias relacionadas

Famosa no passado pelo alto preço do metro quadrado, que já chegou a custar cerca de R$ 5 mil, por conta da forte presença do capital estrangeiro oriundo do chamado ‘turismo de segunda residência', o bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal, vive hoje uma realidade diferente.

Segundo Emanuel Lopes Jerônimo, diretor da Construtora Montana, adquirir um imóvel no bairro não é mais proibitivo para o natalense, que já pode morar em uma área nobre, pagando pelo metro quadrado o preço médio de R$ 3.500 a 4.000, equivalente ao que é praticado em bairros tradicionais como Petrópolis, Tirol, Alto da Candelária e Lagoa Nova.

O fato é que, apesar de agora ser acessível ao bolso dos natalenses, Ponta Negra tem atualmente poucas áreas disponíveis para a edificação de futuros empreendimentos. Em outras palavras, quem investir agora sai ganhando.

"As restrições do Plano Diretor são grandes e está cada vez mais difícil de aprovar. O coeficiente, que antes era 1.8, agora é 1.2", destaca Emanuel Lopes, que tem naquela área o Residencial Clube Lual de Ponta Negra, localizado nas imediações do restaurante Piazzale.

Obras da Copa

O vice-presidente do Sindicato das Empresas Imobiliárias do Rio Grande do Norte (Secovi), Renato Gomes, é enfático ao dizer que esse é o momento de o natalense investir em Ponta Negra, até mesmo em função do fato de Natal ser uma das cidades sedes da Copa de 2014.

"Os preços estão dentro de uma realidade acessível e a tendência é de valorização, por conta dos investimentos que serão feitos na área de mobilidade urbana, em virtude da Copa de 2010", sinaliza. Para Gomes, quem investir em Ponta Negra terá retorno de capital em curto prazo.

Para o publicitário Suzano Mota, que tem ampla atuação no mercado imobiliário local, "a hora agora é de comprar em Ponta Negra, que tem inúmeros empreendimentos já lançados ou em fase de lançamento e com preço do metro quadrado justo e igualável aos outros bairros nobres de Natal".

Dotado de uma infraestrutura urbana diferenciada, Ponta Negra é ‘equipada' com faculdades, restaurantes, shoppings, bares, hotéis, entre outros atrativos que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os moradores.

A valorização de um imóvel em Ponta Negra, comprado na Planta, pode chegar a 30% ou 40%, dependendo do empreendimento. "Tem que ser analisado a infraestrutura do imóvel, a área de lazer, entre outros fatores", destaca Lopes.

Com a saída dos estrangeiros, os empresários voltaram toda a atenção para o mercado local e estão trabalhando com preços atrativos que cabem no bolso do potiguar. "Muitas pessoas estavam se sentindo excluídas dentro da própria cidade, por causa dos altos preços dos imóveis na região. Agora, dentro desta nova realidade, as famílias estão voltando a morar em Ponta Negra, que oferece um clima aprazível, cercado de muita beleza", declara o executivo Carlos Luiz, diretor da construtora Tecnart.

Além da própria Tecnart e Montana, renomadas construtoras e incorporadoras da cidade, como a Ata Engenharia, Colméia e Metro Quadrado apostam alto no bairro e oferecem os mais variados empreendimentos.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo