Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

22/07/2011 22h50 - Atualizado em 22/07/2011 22h53

Nordeste é destaque em franquias

Empresários apostam nas redes como forma de investimento mais seguro na hora de abrir um negócio.

Informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que num comparativo entre os anos de 2010 e 2009, o setor apresentou um crescimento de 20,4%. Para 2011, esse índice deve fechar o ano com um saldo ainda maior. A ABF espera que o mercado de franquias cresça mais 15%, aumentando o faturamento de R$ 75,98 bilhões, entre os anos de 2009 e 2010, para R$ 87 bilhões neste ano.

Até o mês de maio de 2011, foram abertas cerca de 60 novas redes e a perspectiva é que outras 90 sejam inauguradas ainda em 2011. Mas por que cada vez mais as pessoas investem nesse mercado? Um dos fatores é a garantia de se investir em um produto que já é bem aceito em outras cidades e, por isso, tem maior probabilidade de sucesso. O segundo fator é poder contar com o apoio da franquia.

De olho nesse mercado, a empresária Karina Cavalcante buscou uma empresa que unisse qualidade no produto e boa aceitação de mercado. No próximo mês, ela inaugura em Natal a primeira franquia da FasTracKids na cidade. A escolha pela rede não foi aleatória. Com o nascimento de sua filha, Karina buscou novas oportunidades no desenvolvimento infantil e, ao se deparar com a ausência de empresas nesse ramo, investiu na franquia internacional que já está presente em mais de 50 países. "Fiz pesquisa de mercado e constatei que não existem empresas focadas no desenvolvimento cognitivo de crianças até 8 anos. A franquia é a única no mundo que trabalha com esse conceito", diz.

A empresária, que buscava uma negócio que fosse fácil de gerir e viesse com uma formatação de sucesso, destaca pontos positivos do negócio. "O franqueado tem todo o suporte e apoio para adequar ao mercado local. Você é empresário e tem uma espécie de sócio que vai te ajudar no que tiver ao alcance, porém sem interferir financeiramente", conta.

Mas a educação não é o único segmento que cresce no mercado de franquias. A marca paulista Eco Office, especializada em recarga ecológica de cartucho, apresentou crescimento de 280% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram abertas 21 unidades no país.

A loja em Natal acompanhou o crescimento. No mesmo período, a loja aumentou o faturamento em 220%. O bom resultado é visto nas parcerias firmadas com grandes empresas da capital potiguar, como o shopping Midway Mall, CVC - Natal Shopping, Drogaria Amadeus, Hospital do Coração, Natalcor, Mutimedical, dentre outras.

Segundo o empresário Gustavo Barros, que dirige a Eco Office no RN, existem fatores determinantes para a decisão de ser um franqueado. "A praticidade e o know-how que é passado para os franqueados, incluindo assessoria técnica, gerencial e de marketing que facilita e nos leva a optar pela franquia", explica.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo