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30/08/2011 09h47

Pequenas livrarias defendem preços tabelados

Medida tem o objetivo de proteger os pequenos e médios empresários do setor.

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A Associação Nacional de Livrarias (ANL) está reivindicando ao governo uma política de tabelamento de preço, por um período de seis meses ou um ano, visando a garantir a sobrevivência das pequenas e médias empresas do setor, que respondem por cerca de 62% do universo de livrarias no Brasil. Em 2008, a ANL tinha registrado 2.680 livrarias. No ano passado, esse número elevou-se para 2.980.

O vice-presidente da ANL, Guto Kater, explicou que a sugestão segue experiência que já demonstrou sucesso no México e na França. Neste país da Europa, por exemplo, a Lei do Preço Único completa 30 anos em 2011. "O Brasil precisa começar a discutir formas de preservar as livrarias, principalmente as pequenas e médias que, muitas vezes, sobrevivem de uma especificidade".

A ideia é que no período determinado, ninguém possa cobrar preços abaixo da tabela. Kater garantiu que continuará havendo uma vantagem competitiva para a grande livraria, "porque isso é poder de barganha".

Ele enfatizou que a medida tem o objetivo de proteger os pequenos e médios livreiros do "abuso que acontece nas políticas de descontos" praticadas pelas grandes redes. Com muitas lojas, essas redes têm um poder de barganha maior com seus fornecedores, em prejuízo das menores companhias. E muitas dessas pequenas lacabam "quebrando", ou seja, fechando as portas. "Mas, se durante seis meses pudermos concorrer em situação igual, ninguém quebra. Todo mundo ganha. Essa é a lei do preço fixo, ou do preço único".

Não se trata, porém, de fixar o preço indefinidamente, insistiu. A Argentina já está também em negociações para adotar a medida, revelou Kater. O vice-presidente da ANL disse ainda que no Brasil, além da concorrência das grandes redes, as pequenas e médias livrarias enfrentam a concorrência das empresas de e-commerce (venda pela internet), "que pouco estão interessadas nos livros ou em promover a leitura. Querem mais é ganhar em outros produtos e acabam utilizando o livro como um chamariz".

 

Fonte: Agência Brasil


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