FidelizeCard

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/09/2011 08h10 - Atualizado em 06/09/2011 12h16

Sebrae lança cursos online gratuitos para varejistas

Projeto Varejo Fácil deve ter a participação de 13,2 mil empreendedores em todo o Brasil.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O Sebrae lança no próximo dia 12 de setembro o Varejo Fácil, pacote educativo de capacitação à distância voltado para atender as necessidades do comércio varejista de pequeno porte. Ao todo, serão disponibilizados seis cursos online (através do site: www.sebrae.com.br), com conhecimento direcionado para a gestão dos negócios.

Cada módulo terá cinco turmas, cada uma com duração de 30 dias e serão oferecidas 200 vagas por turma. As inscrições são gratuitas e a previsão é de que até o final deste ano 13,2 mil empreendedores individuais, sócios de micro e pequenas empresas e futuros empresários participem dessa formação.

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, o projeto foi criado com o objetivo de promover a capacitação dos pequenos e principalmente micro empresários, em especial os donos dos chamados "mercadinhos de bairro".

"Ao longo dos anos, percebemos a necessidade de oferecer conhecimento a esses micro empresários, que geralmente não dispõem de tempo para participar de capacitações presenciais, especialmente os que moram em municípios longe das sedes do Sebrae. Pela internet, eles têm a chance de obter a capacitação, sem sair dos seus estabelecimentos", destacou Cavalcanti.

Atendimento ao Cliente, Técnica de Vendas, Gestão de Pessoas, Visual de Loja, Controles Financeiros e Formação de Preços e Vendas são as linhas temáticas de cada módulo. Elas foram definidas pelo Sebrae a partir da percepção das demandas mais recorrentes entre os varejistas.

Uma iniciativa anterior que envolvia um modelo presencial de aulas, em parceria com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), permitiu que o Sebrae pudesse coletar junto ao público-alvo as carências práticas e técnicas e promovesse a elaboração do novo material.

Alguns cursos já ofertados pelo Sebrae foram remodelados e adequados ao comércio varejista. O Sebrae em Santa Catarina implementou o projeto piloto em 2010, devido à forte presença do varejo naquele estado. Na ocasião, foram oferecidos cinco módulos, online e presencial. O Varejo Fácil aplicado naquele estado contou com a inscrição de mais de 23 mil pessoas, das quais 16% de Santa Catarina e os demais participantes dos outros estados e do Distrito Federal.

Em caráter experimental, o Sebrae abriu vagas no início de agosto para uma turma de cada um dos seis módulos, em nível nacional. Após a conclusão do módulo, o participante é avaliado e recebe uma certificação. O setor comércio tem grande predominância de pequenos negócios. No Brasil, atuam cerca de 3,1 milhões de empresas de pequeno porte. Desses, 39% representam empreendedores individuais, um dos principais focos do Varejo Fácil, totalmente online.

 

Fonte: Com informações da Agência Sebrae


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo