Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/09/2011 15h27

Sebrae cria dois roteiros turísticos na Região Oeste

Serra do Mel e Tibau serão os municípios contemplados com a ação para desenvolver o empreendedorismo local.

notícias relacionadas

A típica hospitalidade do homem do campo, as belezas naturais e as potencialidades econômicas de comunidades rurais serão algumas das atrações para os adeptos da prática do turismo rural na Região Oeste, onde o Sebrae-RN, por meio de ações previstas pelo Projeto de Território da Cidadania Açu-Mossoró, criará dois roteiros de turismo rural até dezembro próximo. Serra do Mel e Tibau serão os municípios contemplados com a ação, desenvolvida com o objetivo de promover as atividades empreendedoras locais e renda para as comunidades rurais.

Inspirados em experiências exitosas aplicadas em outros Estados onde a prática do turismo rural já está bem difundida, os roteiros de Serra do Mel e de Tibau evidenciarão, principalmente, atividades ligadas aos setores da agricultura, com destaque para a fruticultura, e o salineiro. De acordo com o estudo de viabilidade para a criação dos roteiros turísticos, farão parte das visitas comunidades onde são desenvolvidos trabalhos relacionados à apicultura, castanha de caju, salinas, cultivo de melão e artesanato.

"Ao criar estes dois roteiros vamos beneficiar um público cada vez mais crescente, que busca novas opções de lazer, entretenimento e conhecimento, e ao mesmo tempo promover o crescimento de ações de empreendedorismo presente nas comunidades rurais que integrarão os roteiros nestes dois municípios", explica o gestor do Projeto de Território da Cidadania Açu-Mossoró, Valdemar Belchior.

Até dezembro, quando serão implantados os roteiros turísticos, o Sebrae-RN, por meio do Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, promoverá uma série de ações voltadas para os empreendedores de pequenos negócios que serão beneficiados com a implantação do turismo rural nos municípios de Tibau e Serra do Mel.

Também serão atendidas, com consultorias e capacitações, os empresários das cidades de Tibau, Grossos e Areia Branca. "Eles poderão absorver a demanda de turistas que pretendem esticar o passeio e aproveitar o turismo de sol e mar, e para isso, vamos detectar algumas deficiências existentes e fazer um trabalho de melhoramento nos serviços", diz Belchior.

Uma das ações já previstas para o setor de gastronomia da região salineira é a capacitação de empresários na metodologia Sabor e Gestão, que orienta, por meio de consultorias, quanto ao gerenciamento do negócio. Além de Tibau e Serra do Mel integram a lista de municípios contemplados no Território Açu-Mossoró: Alto do Rodrigues, Assu, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael.

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo