Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/09/2011 09h47 - Atualizado em 19/09/2011 09h52

Evite sustos e veja como economizar na conta do celular

Para evitar dores de cabeça a Anatel, o Idec e a Proteste deram algumas dicas de como manter a conta do celular dentro do esperado.

notícias relacionadas

Todo mês é a mesma coisa: a fatura do celular chega e, com ela, o susto. Novamente você estourou o plano de minutos, usou torpedos demais ou fez mais interurbanos do que imaginava. Muita gente não consegue imaginar como seria vida hoje sem um telefone celular, mas nem por isso precisa exagerar no uso deste meio de comunicação.

Para evitar o susto no final do mês a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Proteste - Associação de Consumidores deram algumas dicas de como manter a conta do celular dentro do esperado.

Uma dica fundamental, segundo a Anatel, é que, antes de contratar um plano ou aderir a uma promoção, o usuário deve observar o seu histórico de consumo como, por exemplo, o uso médio de SMS, de dados, ligações locais ou DDI. Mesmo que você já tenha um plano contratado, vale a pena observar o seu histórico e, quem sabe, mudar para um plano mais adequado ao seu perfil.

Veja as 10 dicas que vão ajudar você a economizar na conta do seu celular:

-Regra básica: evite conversas longas no celular, a não ser que tenha plano ilimitado.

-Identifique seu perfil de consumo e pesquise qual plano é mais adequado para o seu orçamento.

-Solicite uma vez a cada seis meses, gratuitamente, a comparação entre os valores gastos nos últimos três meses em seu plano e o gasto que teria, nos mesmos meses, em outros planos da operadora.

-Cuidado ao acessar a internet pelo celular: atualizações de programas instalados nos aparelhos podem fazer conexões automáticas e consumir sem que você perceba. A maioria dos planos é ofertada em MB (megabites) ou Gb (Gigabites), o que torna a missão de saber o quanto você gastou impossível. Por isso, é recomendável o uso de softwares de controle.

-Verifique se o seu plano de internet é de acesso ou de dados, lembrando que o plano de acesso, diferentemente do plano de dados, não permite download gratuito; sempre que possível, use a conexão Wi-Fi.

-Antes de aderir a promoções, procure conhecer as condições e características da oferta, seu prazo de validade e principalmente quanto custará o serviço depois que a promoção terminar.

-Identifique na sua agenda qual a operadora dos seus amigos; por exemplo: João operadora X ou Maria operadora Y. Isso facilita ao usuário ter conhecimento se pode ou não ficar mais tempo com aquela pessoa na linha. Ou se você trabalhar com mais de uma operadora, sempre opte por fazer ligação para celular entre a mesma operadora.
-Escolha a operadora dominante entre seus amigos e familiares com os quais você costuma falar mais ao telefone.

-Se for apenas passar um recado ou fazer uma pergunta rápida, mande um SMS. É mais barato do que fazer uma ligação.

-Saiba sempre a quantidade de torpedos e minutos que o seu plano oferece e quanto você ainda tem disponível durante o mês.

Cuidados
De acordo com a advogada da Proteste, Tatiana Viola de Queiroz, é importante que, sempre ao aderir uma promoção, o consumidor guarde o folheto ou e-mail que recebeu ao tomar conhecimento da oferta. Só assim ele poderá cobrar que a prestadora cumpra com que foi acordado.

Segundo o Idec, é importante conhecer os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Regulamento do Sistema Móvel Pessoal, que pode ser acessado no site da Anatel (www.anatel.gov.br).

É importante também que o consumidor entenda a sua fatura e, se tiver qualquer dúvida referente a valor ou termo na sua conta, entre em contato com o SAC (serviço de atendimento ao cliente) da sua operadora para saná-la.

 

Fonte: Infomoney


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo