Seturn - 27/09

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/10/2011 08h42

Navios de guerra da Marinha do Brasil atracam no porto de Natal

As embarcações, Fragata Niteroi, Fragata Greenhalgh e Corveta Barroso são procedentes do Rio de Janeiro, serão abertas à visitação pública de 14 a 16 de outubro, das 14 às 17h.


notícias relacionadas

A Marinha do Brasil está realizando a Operação TROPICALEX - 2011, que conta com diversos navios, aeronaves e submarino, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Natal. O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), sediado em Natal-RN, participa do exercício por meio do Navio-Patrulha "Grajaú", subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE).

Os navios deixaram o Rio de Janeiro no dia 06 de outubro: A Fragata "Niterói" (F40), a Fragata "Greenhalgh" (F46) e a Corveta "Barroso" (V34), permanecendo atracados no porto de Natal até o dia 17 de outubro. As embarcações serão abertas à visitação pública de 14 a 16 de outubro, das 14 às 17h.

Esta operação envolve cerca de 1600 militares, que estão executando exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento, de apoio logístico móvel e especiais, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos e de guerra eletrônica.

Tais exercícios visam incrementar o grau de aprestamento de parcela dos navios da Esquadra Brasileira e dos Distritos Navais, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do emprego do Poder Naval.

A outra vertente da Operação é a realização de ação de presença em nossa última fronteira - o mar, denominada como "Amazônia Azul", pelos seus incomensuráveis recursos naturais e grandes dimensões.

O Comando da Força-Tarefa da Operação TROPICALEX é exercido pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, tendo como Comandante do Grupo-Tarefa, o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Carlos Augusto de Moura Resende.

Além dos navios que atracarão em Natal, haverá a visita a Recife - PE, pela Fragata "União" (F45) e o Navio Tanque "Almirante Gastão Motta" (G23); e a Cabedelo - PB, com a Fragata "Liberal" (F43) e a Fragata "Bosísio" (F48).

O Grupo-Tarefa, após suspender dos portos de Natal, Recife e Cabedelo, visita Vitória-ES e prossegue com destino ao Rio de Janeiro, onde deverá atracar no dia 26 de outubro, encerrando a operação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo