RN CARD - 05-09-2016

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/10/2011 09h06 - Atualizado em 17/10/2011 09h34

CERNE inaugura hoje nova sede na Raimundo Chaves

Também será inaugurada a sede do escritório do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) – para o RN, CE e PB.

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energias (Cerne) inaugura nesta segunda-feira (17), às 18h, no Centro Empresarial Candelária, na rua Raimundo Chaves, 2182, em Candelária, suas novas instalações.

O CERNE é uma associação empresarial com foco regional, mantida pelos maiores grupos empreendedores dos setores atuantes nas áreas de recursos naturais e energia, na Região Nordeste Setentrional do Brasil (PB, RN, CE, PI). Entre os mantenedores do CERNE estão Petrobras, CPFL, EdP, Serveng, Alubar, Wobben-Enercon, Martifer, e Bioenergy, entre outros.

Concebido como um "think-tank" (o 1º do Nordeste), o CERNE se destaca pela atuação na concepção, monitoramento e implementação de estratégias públicas e privadas voltadas para o aproveitamento sustentável dos recursos naturais (e. g. águas, petróleo, ventos, sol e minérios), principalmente nos 4 Estados onde atua.

 

IBP

O IBP é uma entidade nacional, fundada em 1957, que reúne mais de 200 empresas dos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis, entre elas Petrobras, Shell, Chevron, Ipiranga, Cosan, Braskem, OGX, BG, Queiroz Galvão, Repsol, ExxonMobil, Castrol, WhiteMartins, entre outras. Atualmente o IBP atua na capacitação, ministrando cursos latu e strictu sensu, voltados para a área de petróleo e gás.

Segundo o diretor-geral do CERNE, Jean-Paul Prates, a vinda do IBP para o Rio Grande do Norte foi possível graças a um acordo de cooperação firmado entre o Instituto e o CERNE. O objetivo é fomentar o desenvolvimento conjunto de ações no setor de petróleo na região. "Trata-se de uma grande conquista para Natal e para o Rio Grande do Norte, o fato de termos aqui a sede regional de um instituto que representa um conjunto tão abrangente de empresas, num setor tão relevante para o futuro do País".

Com a cooperação, o escritório regional do IBP funcionará na sede do CERNE. As instalações incluem uma midiateca para discussão e concepção de projetos e uma sala de visualização geográfica onde será possível conceber, elaborar e simular empreendimentos nas áreas de energia e recursos naturais.

De acordo com o Secretário Executivo do IBP, Álvaro Teixeira, "a presença reforçada do IBP nesta região é muito importante para apoiar as discussões setoriais, a capacitação técnica, a promoção das empresas nacionais de bens e serviços e a responsabilidade sócio-ambiental da atividade, especialmente diante das expectativas de incremento do investimento nas bacias da Margem Equatorial e diante do crescimento acelerado dos mercados de gás e combustíveis destes estados."

Durante o evento, também serão anunciados e detalhados também alguns importantes eventos para o Rio Grande do Norte que ocorrerão ainda em 2011: o congresso e feira Brasil Onshore (especializado em operações terrestres de petróleo e gás) e a terceira edição do Fórum Nacional Eólico (evento político-econômico voltado para o desenvolvimento da energia eólica no Brasil).

REDEPETRO- RN
Mais uma novidade vai marcar a noite desta segunda-feira (17) para o setor de Energias Renováveis do nordeste setentrional. Além da inauguração oficial da sede do CERNE, do escritório do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo) para o RN, do lançamento do Congresso e Feira Brasil Onshore (especializado em operações terrestres de petróleo e gás) e do Fórum Nacional Eólico (evento político-econômico voltado para o desenvolvimento da energia eólica no Brasil), haverá também a assinatura de um protocolo de cooperação entre o CERNE e a REDEPETRO-RN.

O objetivo desse acordo é promover o desenvolvimento das empresas e instituições envolvidas com a cadeia produtiva de petróleo, gás, biocombustíveis e energia no Rio Grande do Norte.

A Redepetro RN existe desde 2008, com sede em Mossoró e é uma Organização em Rede, constituída de 119 empresas e 12 instituições.

A Rede conta com o apoio da Petrobras S.A., BNB, SEBRAE, SEDEC-RN, FIERN-SENAI, IFRN, UNP e CEF. As empresas e instituições vinculadas à REDEPETRO-RN prestam serviços ou fabricam bens, que atendem aos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e distribuição de óleo e gás no RN.

O objetivo principal da Redepetro RN é gerar negócios por meio da aproximação de empresas que oferecem ou que utilizam esse tipo de bens e serviços, e que estejam localizadas em território potiguar. Dessa forma, gera-se aumento de competitividade, ampliação da visibilidade das empresas locais e incremento da a capacitação, certificação e inovação tecnológica na região.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo