Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/10/2011 11h42 - Atualizado em 26/10/2011 12h01

IPTU terá reajuste de 7,33% em 2012

Este ano, o reajuste inflacionário foi de 4,27%; Semut oferece descontos de até 20% para que os contribuintes paguem em dia.

Por: Mara Rochele

notícias relacionadas

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá reajuste inflacionário de 7,33% em 2012. O reajuste é calculado com base no índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

"Esse reajuste não é a Prefeitura do Natal quem decide. O reajuste varia de acordo com a inflação. Quanto maior a inflação, maior o reajuste. Este ano o reajuste foi de 4,27%", disse o secretário de Tributação de Natal, André Macedo.

Sobre o reajuste inflacionário, a dona de casa, Aurélia Santos, demonstrou insatisfação. "O pagamento do IPTU da minha residência é tão certo quanto a quitação da mensalidade escolar do meu filho. E saber que vai aumentar, é um furo no meu orçamento", reclamou.

Porém, para incentivar o pagamento em dia do IPTU, a Secretaria de Tributação de Natal está oferecendo descontos de até 20% na quitação do imposto. Quem optar por parcelar o imposto terá desconto de 5%.

"A Semut oferece esse benefício para incentivar a adimplência e prestigiar os contribuintes que sempre estão com o pagamento em dia", disse o titular da pasta, André Macedo.

Ele disse ainda que "se todos pagassem seus débitos junto ao Executivo Municipal, a Prefeitura não precisaria fazer altos empréstimos para investir nas obras para a Copa de 2014".

Os carnês do IPTU referente ao ano de 2012 começam a ser distribuídos, 30 dias antes da data vencimento

Inadimplentes

Os contribuintes com parcelamentos feitos, mas que estejam em dia, terão 10% de desconto para pagamento à vista e direito ao parcelamento em até 10 vezes para o IPTU 2012, porém sem desconto.

Já os inadimplentes terão apenas 5% de desconto para pagamento à vista, ou parcelamento em até 10 vezes, mas sem nenhum benefício.

"Com esse sistema de descontos, nós queremos cada vez mais reduzir a inadimplência. Estima-se que a dívida ativa da Prefeitura (incluindo IPTU, ISS e multas) gira em torno de R$ 1,1 bilhão", disse o secretário da Semut. A arrecadação de IPTU está entre as 10 primeiras fontes de recursos da Prefeitura.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo