Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/11/2011 09h24

Confira as dicas de como economizar na ceia natalina, segundo Procon

Na hora da compra, fique atento se o preço publicado nos encartes corresponde ao praticado no estabelecimento,

notícias relacionadas

As festas de fim de ano, principalmente o Natal, aumentam muito o movimento nos supermercados, mas o consumidor deve ficar atento, pois os gastos com alimentos nessa época crescem muito e não é apenas pela maior variedade de produtos oferecidos nas prateleiras, mas também porque alguns itens que compõem a ceia são sazonais e tem preços diferenciados.

Se você quer fazer suas compras com tranqüilidade, escolhendo bons produtos e com preços justos, confira aqui algumas dicas.

Leve em conta o número de pessoas que vai receber para a ceia, lembre-se que a atitude mais comum é comprar coisas demais e o resultado é ter as sobras da noite de Natal por dias na geladeira. Para evitar os excessos faça uma lista do que realmente precisa, assim reduzirá o risco de levar produtos desnecessários.

De posse da lista, faça uma pesquisa dos preços através de encartes dos supermercados distribuídos dentro de jornais e bancas próprias na entrada do estabelecimento, anúncios publicitários em meios de comunicação e das próprias gôndolas dos supermercados.

A Internet pode ser uma ótima aliada nesse item, pois, normalmente, os encartes também ficam on-line nos sites dos supermercados.

Na hora da compra, fique atento se o preço publicado nos encartes corresponde ao praticado no estabelecimento, caso haja alguma divergência, esclareça com o gerente do estabelecimento. Se julgar que a diferença entre o divulgado e o praticado configura propaganda enganosa, denuncie para um órgão de proteção e defesa do consumidor.

Uma dica importante é não ter pressa na hora das compras, pois é preciso tempo, paciência e serenidade para comparar preços e marcas, ler os rótulos dos alimentos, verificar data de validade e condições da embalagem. Levar uma máquina de calcular pode ajudar muito no controle de gastos, recomenda o Procon. Para isso, o mais indicado é antecipar o máximo possível às compras para a ceia, pois quanto mais próximo do Natal maior o volume de pessoas circulando nos supermercados.

Avalie se um produto típico do natal não pode ser substituído por outro menos consumido nesse período e muito mais barato. Use a sua criatividade! Existem muitas receitas alternativas e deliciosas para o Natal que podem tornar sua ceia especial e muito mais econômica.

Não se empolgue com as promoções! Antes de sair colocando no seu carrinho analise se a oferta significa de fato preço mais baixo, pois algumas vezes pode significar apenas que o valor daquele produto está mais baixo do que o usual, podendo haver outras marcas mais em conta. Examine o que melhor atende sua necessidade.

No que se refere às promoções, a orientação do Procon-SP é ficar "atento às estratégias de marketing como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distante das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Essa manobra faz com que o consumidor deixe de comparar o preço desse produto com os demais, de outros fabricantes." Não se iluda com as embalagens, pois nem sempre são mais baratas proporcionalmente, faça sempre a relação preço-quantidade.

No caixa, fique atento aos valores registrados e se houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor. Por fim, não se esqueça de guardar o cupom fiscal do caixa para o caso de precisar trocar algum item e de evitar o uso excessivo de sacolas plásticas.

 

Fonte: Portal do Consumidor


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo