Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/12/2011 15h31 - Atualizado em 13/12/2011 15h42

Ipem-RN divulga balanço da operação especial Papai Noel

Ao todo, os fiscais do órgão visitaram 49 estabelecimentos comerciais em Natal, grande Natal e Mossoró.


notícias relacionadas

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte, Ipem-RN, órgão delegado ao Inmetro, deflagrou a Operação Especial Papai Noel durante 5 a 9 de dezembro. A operação tinha como objetivo fiscalizar os estabelecimentos que comercializam brinquedos e luminárias natalinas (pisca-pisca).

No balanço feito pelo chefe de operação do Instituto, Vicente Zacarias, na manhã desta terça-feira (13), as equipes de agentes fiscalizadores verificaram 11.347 produtos entre brinquedos e luminárias natalinas, destes 966 foram reprovados.  A reprovação se deu pela falta do selo de identificação da conformidade do Inmetro, além de informações obrigatórias, como, por exemplo, a restrição de faixa etária e ainda mil produtos foram interditados e notificados para devolução.

Ao todo, os fiscais do órgão visitaram 49 estabelecimentos comerciais em Natal, grande Natal e Mossoró.

“Desde 1992, a certificação de brinquedos é compulsória no Brasil: eles devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro, além de informações obrigatórias, como por exemplo a restrição de faixa etária. A obrigatoriedade visa propiciar confiança de que o produto atende aos requisitos de segurança”, explicou o chefe operacional.

Fonte: Ipem-RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo