Seturn - 27/09

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/12/2011 11h12 - Atualizado em 23/12/2011 11h17

Impostômetro marca mais de R$ 1,4 trilhão em impostos arrecadados em 2011

Natal é a quarta capital do país a instalar o aparelho que já existe no Paraná, Recife, Curitiba e São Paulo.

Por: Mara Rochele

notícias relacionadas

Você sabe quanto do seu salário é gasto em cargas tributárias? O painel eletrônico do impostômetro marcava mais de R$ 1,4 trilhão de impostos arrecadados pelo fisco no ano de 2011 até esta sexta-feira (23), quando foi lançado, na Avenida Roberto Freire, próximo a uma faculdade particular, em Natal.

O aparelho informa em tempo real toda a arrecadação tributária do país. "O impostômetro é de suma importância para conscientizar a população de quanto é pago em impostos, estimulando assim que a sociedade cobre melhorias do poder público", disse o diretor-geral da faculdade, professor Joaquim Galvão. Natal é a quarta capital do país a instalar o aparelho. Ele já existe no Paraná, Recife, Curitiba e São Paulo.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Natal (CDL Jovem), André de Paula, o Impostômetro vem coroar uma série de ações desenvolvidas pela instituição. "Nós chamamos de tríplice aliança porque já realizamos o Dia Nacional de Respeito ao Consumidor em maio, colocando em prática o Feirão do Imposto em outubro e agora temos o Impostômetro", disse André.

O presidente da CDL Jovem disse ainda que "está é uma ação corajosa, pois quando fica mais visível quanto se paga de imposto, se torna mais fácil a população cobrar ações do governo". Além da CDL Jovem, o Impostômetro foi idealizado também pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal). O presidente da entidade, Amauri Fonseca Filho, ressaltou que não é contra o pagamento de imposto. Ele é a favor da boa aplicação.

Atualmente, a carga tributária brasileira chega a mais de 35% do PIB (Produto Interno Bruto), e, em alguns casos a mais de 50% da renda de famílias mais carentes. "O Brasil é o quarto país que mais arrecada impostos para o fisco, mas fica em 53º lugar em investimentos na educação", disse Amauri Fonseca.

O Secretário Estadual de Tributação, José Airton, destacou que o Governo do Estado já desenvolve esta ação através do Portal da Transparência, mas que a partir de agora o trabalho ficará bem mais evidente com a instalação do aparelho. "O Impostômetro traz transparência para os contribuintes", destacou o titular da pasta.

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, presente ao evento de lançamento do Impostômetro destacou que "cada consumidor deve ter conhecimento da carga tributária paga a Receita Federal".

 

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo