Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/02/2012 09h07

Ovo tem sua primeira alta de 2012

O produto obteve sua primeira alta do ano, sendo negociado no atacado com reajuste ligeiramente superior a 5%.

notícias relacionadas

Após perder cerca de 12% de seu preço inicial do ano e encerrar janeiro sem qualquer sinal de reversão do mercado, mal iniciado fevereiro o ovo passou a experimentar novas condições de comercialização e obteve sua primeira alta do ano, sendo negociado no atacado com reajuste ligeiramente superior a 5%.

É uma situação que tende a continuar, senão nesta, nas próximas semanas. E que, ao contrário de fevereiro de 2011, não deve se esgotar na virada da quinzena. Isto ocorreu no ano passado porque, então, o Carnaval foi um dos mais tardios da história (início de março).

Dessa forma, após valorizar-se 20% na primeira quinzena de fevereiro, na segunda parte do mês o ovo perdeu quase a metade do que havia obtido. Com isso, só na segunda semana de março, com a chegada da Quaresma, é que ocorreriam novos ajustes de preço.

Em 2012 o Carnaval é bem mais cedo, acontece em menos de duas semanas. O que significa dizer, também, que a Quaresma - momento áureo do ovo no decorrer do ano - começa em pouco mais de 15 dias.

E, mais que em vezes anteriores, o ovo precisa muito dessa Quaresma. Porque, sem ter obtido qualquer redução de custos nos últimos 12 meses (muitíssimo ao contrário), seu preço médio nos quatro primeiros dias de fevereiro se encontram mais de 15% abaixo do valor médio registrado em fevereiro de 2011.

 

Fonte: Portal do Agronegócio


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo