Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

21/03/2012 09h33 - Atualizado em 21/03/2012 10h06

Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio discute reforma do "Barreira Roxa"

Durante a reunião foi apresentando o processo licitatório para a reforma no local.

notícias relacionadas

A Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio (CET), se reuniu para disctir a reforma do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, explicou que o processo licitatório, que foi de concorrência pública, foi divulgado oficialmente no dia 21.06.11 e na ocasião, 28 empresas adquiriram o edital. Entretanto, apenas cinco apresentaram propostas: A construtora Ramalho Moreira (Natal/RN), a Certa Construções Civis e Industriais (Natal/RN), a Lotil Engenharia (Fortaleza/CE), a J.A.G Empreendimentos Ltda (Recife/PE) e a Cozil Equipamentos Industriais Ltda (Itaquaquecetuba/SP).

Entre as empresas habilitadas pela comissão de licitação, estiveram as construtoras Ramalho Moreira e J.A.G Empreendimentos, onde em primeira instância a J.A.G foi considerada vencedora da licitação. Contudo, no mês de novembro de 2011, a construtora Ramalho Moreira apresentou recurso administrativo solicitando a desclassificação da empresa vencedora e o recurso foi encaminhado à J.A.G para apresentação de contrarrazões. Ainda no mesmo mês, ocorreu o julgamento do recurso da Ramalho Moreira, que obteve revalidação da sua proposta.

Já em dezembro de 2011, a Certa Construções interpôs um mandado de segurança e a justiça concedeu uma liminar para habilitar a proposta da empresa. No mês seguinte, a Certa foi declarada vencedora do processo. Atualmente, por decisão judicial, os procedimentos licitatórios estão suspensos até o final do julgamento do mandado de segurança.

Outro ponto abordado na reunião foi o problema da limpeza urbana, sobretudo no que diz respeito à coleta de bares, restaurantes e hotéis da cidade. O diretor executivo da Fecomércio, Marcus Guedes, informou que no dia 07 de março esteve em reunião com o presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), João Alves de Carvalho Bastos. Durante o encontro, Bastos informou as dificuldades vividas pela companhia, entre as quais estão questões operacionais, que englobam a logística de recolhimento do lixo urbano e seu encaminhamento para a cidade de Ceará-Mirim (local onde se encontra o aterro sanitário da Grande Natal) e problemas financeiros da instituição.

O presidente da Urbana expôs ainda que com o crescimento de Natal, as atividades empresariais evoluíram em conjunto e em alguns bairros como Ponta Negra, o aumento na quantidade de lixo produzido pelas empresas de comércio, bens, serviços e turismo cresceu desenfreadamente.

Dentro do contexto apresentado Bastos explicou que está prestes a ser encaminhado à Câmara Municipal de Natal o projeto do Novo Código de Limpeza urbana da cidade, que surgiu também com a necessidade de adequação a política nacional de resíduos sólidos. Essa legislação tem o intuito de implantar uma nova logística no que diz respeito ao recolhimento do lixo dessas empresas. Em comum acordo, os membros da Câmara Empresarial de Turismo passarão a acompanhar as discussões que envolvam o tema.

O último assunto discutido na reunião foram os resultados da audiência de dirigentes de entidades do setor turístico do RN com a governadora Rosalba Ciarlini e com o secretário de turismo Ramzi Elali. Durante a reunião, que aconteceu no dia 23 de fevereiro, a governadora anunciou o investimento de R$ 4 milhões para a divulgação do destino turístico RN no primeiro semestre deste ano. O coordenador da CET, George Gosson que participou da audiência, informou que tem acompanhado a liberação da verba: "Aconteceram alguns contratempos com os meios de comunicação, mas a governadora nos prometeu que no mês de abril começará a divulgação".

Compõem a CET as seguintes entidades: Abav, Abeoc, ABIH, Natal Convention Bureau, Sebrae, Abrajet, Abrasel, Coohotur, Sindicato das Empresas de Turismo, Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares

 

Fonte: FecomércioRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo