Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/04/2012 19h44 - Atualizado em 25/04/2012 20h06

Natal concentra 84% dos meios de hospedagem da região metropolitana

IBGE divulgou hoje complemento da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2011, feita em parceira com o Ministério do Turismo

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

Como outras capitais brasileiras, Natal concentra grande parte dos estabelecimentos de hospedagem da região metropolitana. Essa foi uma constatação de um complemento da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2011 divulgada hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a PSH, a Região Metropolitana de Natal (RMN) 254 meios de hospedagem. Desse total, 98 são hotéis, 20 são flats, 84 são pousadas e 50 se caracterizam como moteis. A Grande Natal também possui um albergue turístico e um meio classificado pela pesquisa como “outro”.

A pesquisa mostrou o quanto os meios de hospedagem se concentram nas capitais. Dos 254 estabelecimentos da RMN, 212 estão no município de Natal. Na categoria Hotel, do total de 98 meios desse tipo na Grande Natal, 93 deles ficam na capital.  Dos dez municípios da Região Metropolitana, somente Parnamirim (4) e São José de Mipibu (1) também possuem hotéis.

A restrição desses equipamentos turísticos aos limites territoriais da capital consequentemente se reproduz quando se trata de unidades habitacionais e capacidade de hospedagem nas outras, como pousadas , flats e moteis. Vale destacar que a cidade de Vera Cruz, integrante da RMN, foi a única que não registrou tipo algum de estabelecimento de hospedagem conforme a pesquisa.

Indutoras do turismo fora da RMN

Além das regiões metropolitanas, a pesquisa se estendeu aos municípios de interesse turístico que estão fora dela em cada Estado. No Rio Grande do Norte, o município onde se localiza a praia de Pipa, Tibau do Sul, se destaca pela quantidade de meios de hospedagem: 25 hoteis e 39 pousadas. Em seguida, a pesquisa mostra Bahia Formosa e Canguaretama com 11 estabelecimentos cada. Porém, a última tem mais unidades habitacionais e capacidade de hospedagem que a primeira.  

Outros municípios indutores de turismo lembrados na PSH 2011 são os seguintes: São Miguel do Gostoso com dez pousadas; Maxaranguape com um hotel e duas pousadas; e Touros com três pousadas. A primeira fase do estudo foi divulgada em fevereiro deste ano. 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo