Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/08/2012 09h18 - Atualizado em 09/08/2012 09h33

Vice-presidentes da Fecomércio recebem comitiva de empresários alemães

A visita marcou o início de uma série de encontros entre empresários brasileiros e alemãs, em ambos os países.

notícias relacionadas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, foi palco de um encontro entre os vice-presidentes da entidade, Gilberto Costa e Luís Lacerda e uma comitiva de empresários alemães, capitaneados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Renania-Palatinado, Joachim Mertes. A visita, que durou cerca de trinta minutos, marcou o início de uma série de encontros entre empresários brasileiros e alemãs, em ambos os países. Os alemães foam recebidos pelos vice-presidentes pelo fato de que o presidente Marcelo Queiroz estava em Mossoró, cumprindo agenda como presidente do Conselho Regional do Senac RN.

"Esse primeiro contato é muito importante, pois podemos avaliar as necessidades dos nossos Estados e tentar manter uma relação de cooperação entre eles", afirma o vice-presidente da Fecomércio, Gilberto Costa. De fato, durante a reunião, os empresários alemães mostraram-se muito receptivos a essa nova relação entre os dois estados. "Essa é uma situação nova e que ainda está em desenvolvimento, mas pelo histórico de visitas de delegações aos dois países, nós esperamos que seja muito produtiva", explica o vice-presidente da Fecomércio, Luís Lacerda.

O primeiro contato entre investidores norte-rio-grandenses e alemãs aconteceu em 2009, quando uma comitiva potiguar foi ao estado da Renania-Palatinado. No ano seguinte, foi a vez de os empresários alemãs retribuírem a visita de cortesia. Em 2011, eles vieram mais uma vez ao Brasil, com uma grande delegação, que incluía também políticos e na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois estados. Desde então, segundo Joachim Mertes, esses encontros renderam frutos, pois muitos empresários da Alemanha começaram a investir no Rio Grande do Norte.

Mertes explicou ainda, que a Renania-Palatinado é composta principalmente por pequenas e médias empresas e que por isso, empreendedores dos dois países podem trocar experiências de maneira igualitária. "No começo foi bem difícil chegar ao Nordeste do Brasil. Inicialmente nós íamos para o sudeste, mas estudando a indústria e o comércio da região, percebemos que cidades como São Paulo já tinha toda essa atividade saturada. Então resolvemos investir na novidade, no RN".

Para que os negócios se desenvolvam, Joachim Mertes convidou os representantes da Fecomércio para visitarem a Renania-Palatinado: "nós temos muitas expectativas para o futuro, por isso convidamos políticos e empresários potiguares a conhecerem o nosso estado e conferir de perto a nossa realidade. Sem dúvida, a partir de hoje estamos iniciando uma ponte de negócios de onde esperamos colher bons frutos".

Parceria com a CTGAS-ER
A visita da comitiva alemã ao RN também teve outro motivo, a assinatura do termo de parceria entre a entidade brasileira CTGAS-ER e com as alemãs RLP AgroScience, GMBH Institut Für Agrorökologie, Mikroglas Chemtech GMBH e Institut Für Mokrotechnik Mainz GMBH (todos institutos de agroecologia). A solenidade aconteceu no dia 07.08, às 10:30h, no auditório setorial do CTGAS-ER, no Sesi.

 

Fonte: Assessoria Fecomércio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo