Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/12/2012 14h46

Mês mais curto causa estragos nas exportações de carnes em novembro

As exportações de carnes fecharam o mês com saldo negativo

notícias relacionadas

Os retrocessos observados no volume embarcado foram muito além do mês mais curto, pois carne bovina e suína apresentaram queda da ordem de 18%. Assim, só a carne de frango manteve, com recuo mínimo, quase a mesma média diária alcançada em outubro.

Dez por cento menor que outubro (20 dias úteis, contra 22 do mês anterior), novembro causou estragos nas exportações de carnes, que fecharam o mês com resultados negativos no volume embarcado e no preço médio (aqui, para não fugir à regra, houve uma exceção, na carne bovina; mas seu preço médio foi similar ao registrado em outubro)

Em relação a novembro de 2011, as mesmas carnes bovina e suína apresentaram evolução positiva no volume embarcado. Mas, juntamente com a carne de frango, continuaram com um preço inferior ao daquele mês.

Resultado final: o aumento de receita das carnes bovina e suína não conseguiu impedir que a receita cambial das três carnes recuasse mais de 5% em relação a novembro do ano passado. Pior, porém, foi o recuo em relação ao mês anterior, superior a 14%. Aqui, novamente, só a carne de frango conseguiu manter, aproximadamente, a mesma média diária alcançada em outubro. Portanto, um resultado bem menos ruim do que aparenta.

 

Fonte: Portal do Agronegócio


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo