Seturn - 21/09/23 topo

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/12/2012 08h43

Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda

A inadimplência das empresas registrou queda de 1,5% no mês de outubro em relação a setembro

notícias relacionadas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, cuja metodologia de construção permite antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, recuou 1,0% em outubro de 2012, atingindo o valor de 98,9.

A sequência de reduções mensais deste indicador ao longo de suas últimas leituras aponta que, após quase dois anos de crescimento, a inadimplência dos consumidores apresentará um comportamento mais favorável em 2013, caracterizando uma trajetória de normalização.

O bom momento vivido pelo mercado de trabalho com taxas de desemprego historicamente baixas e ganhos salariais acima da inflação, as perspectivas de manutenção da taxa básica de juros em patamares também historicamente baixos por um tempo suficientemente prolongado e a melhora gradativa na qualidade da carteira de crédito do sistema bancário, tendo em vista uma postura mais criteriosa de análise e concessão, são fatores que contribuirão para que a inadimplência do consumidor, hoje estabilizada, porém em patamar elevado, consiga melhor caracterizar uma trajetória de normalização no ano que vem.

Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas registrou queda de 1,5% no mês de outubro de 2012 em relação ao mês imediatamente anterior (setembro/12), situando-se em 92,4. Tal comportamento sinaliza que a inadimplência das empresas também deverá configurar trajetória de queda gradual em 2013.

Além da já mencionada questão dos juros básicos (taxa Selic) sendo mantidos em níveis historicamente baixos, as expectativas de aceleração do crescimento econômico doméstico e a confirmação dos prognósticos de um cenário internacional menos conturbado em 2013 (comparativamente aos dois anos anteriores), auxiliarão na determinação de um quadro mais favorável para a inadimplência das empresas em 2013, avaliam os economistas da Serasa Experian

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo