Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/02/2013 09h12

Sistema de classificação de hotéis e pousadas será implantado no RN

O BClass, foi lançado em outubro de 2012 pelo Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro

notícias relacionadas

Na manhã desta segunda-feira (4), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) recebe a visita da governadora Rosalba Ciarlini. Na ocasião, a governadora, o diretor do Instituto, Carlson Gomes, e o secretário de Turismo, Renato Fernandes, assinarão o termo de autorização para implantação do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) no Estado. Além disso, serão entregues três novos veículos já adaptados para o trabalho de fiscalização e será lançado o projeto de construção da nova sede do órgão.

"Essas são novas conquistas que dão ânimo para o início de mais um ano de trabalho no Ipem-RN," conta o diretor Carlson Gomes. Ele destaca ainda a importância do SBClass, tendo em vista a Copa de 2014 na capital potiguar: "É essencial aproveitar esse momento para fomentar o crescimento do turismo no Estado, e o SBClass vai auxiliar nesse propósito, classificando os hotéis e impulsionando uma concorrência saudável entre os estabelecimentos do setor, o que beneficiará turistas brasileiros e estrangeiros", ressalta.

A assinatura do termo está marcada para as 10h. O Instituto de Pesos e Medidas do RN fica na Rua Olinto Meira, 1036, Barro Vermelho, em Natal.

SBCLASS
O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem - SBClass, foi lançado em outubro de 2012 pelo Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro. A iniciativa autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.

Os órgãos delegados do Inmetro nos Estados realizam a avaliação dos estabelecimentos após solicitação dos mesmos. No Rio Grande do Norte, os primeiros hotéis já entraram com o pedido junto ao Ipem-RN, que dará início ao processo de análise nos próximos dias.

De acordo com a última Pesquisa de Serviços de Hospedagem feita pelo IBGE, são cerca de 3.435 hotéis nas regiões metropolitanas das capitais do país. A expectativa é que esse seja o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas durante a Copa do Mundo da Fifa 2014.

 

Fonte: AssecomRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo