RN CARD - 05-09-2016

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/03/2013 09h16

PIB fraco justifica manutenção da Selic, avalia CNI

A CNI reconhece que a inflação preocupa, em função da alta dos preços dos alimentos

notícias relacionadas

O fraco desempenho da economia em 2012, com crescimento de apenas 0,9%, justifica como acertada a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa Selic em 7,25% ao ano, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, em especial da indústria, que recuou 0,8%, mostra a necessidade de se manterem as condições para a recuperação da atividade econômica, sinalizada nesse início de ano.

A CNI reconhece que a inflação preocupa, em função principalmente da alta dos preços dos alimentos e dos serviços, mas sublinha haver expectativas de que desacelere. A entidade enfatiza que, se forem necessárias medidas para conter a taxa inflacionária, porque a política econômica deve manter o foco na estabilidade dos preços, que se lance mão de outros mecanismos que não seja a elevação dos juros, como a redução dos gastos públicos.

Na visão da CNI, o uso da política monetária como único instrumento de combate à inflação coloca em sério risco a retomada da atividade econômica em curso.

 

Fonte: CNI - Confederação Nacional da Indústria


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo