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24/04/2013 08h35

Varejistas se mostraram otimistas para primeiro semestre do ano

Pesquisa da consultoria Boucinhas&Campos revela ainda que 94% dos empresários afirmaram que pretendem ampliar o negócio

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Mais de 62% dos varejistas brasileiros estão otimistas com o setor para o primeiro semestre deste ano. Ainda, 94% dos empresários afirmaram que pretendem ampliar o negócio, informou uma pesquisa da consultoria Boucinhas&Campos.

A intenção de ampliar o quadro de funcionários também é expressiva: 81% dos varejistas disseram que pretendem contratar mais em 2013. Para a diretora da Boucinhas&Campos, Celeste Boucinhas, a expectativa apresentada pela pesquisa é positiva, mas deve levar em conta os resultados dos próximos meses.

“Diante desta avaliação, algumas ações poderiam ser adotadas pelo governo, para impulsionar o desenvolvimento do segmento, que por sua vez impactaria positivamente sobre os demais elos da cadeia produtiva”, comenta.

Para o ano, a prioridade de investimento é a ampliação, reformas e reestruturação de lojas, resposta indicada por mais da metade dos entrevistados (56%). Seguem em destaque investimentos em novos canais comerciais e infraestrutura tecnológica, com, respectivamente, 19% e 13%.

“A perspectiva para o ano deve ser marcada pela melhoria de processos internos e investimentos estratégicos”, diz o diretor de operações da Boucinhas&Campos, Tiago Vianna Martins.

Cautela
Entre os empresários do setor varejista, 37% afirmaram que o cenário é de cautela para o ano. Dos setores que apontaram maior atenção, destacam-se: hipermercados, supermercados e vestuário e calçados.

O levantamento questionou os entrevistados sobre o principal desafio para empresas do varejo brasileiro. Na opinião destes, a alta carga tributária se apresenta como o principal fator, indicado em 44% das respostas.

Com 25%, a baixa profissionalização e especialização da mão de obra seguem como entrave para o desenvolvimento do setor, sendo a alta competitividade do setor o terceiro principal desafio. A influência da carga tributária sobre os negócios aparece com maior significância para empresas que atuam nas frentes de hipermercados, supermercados e vestuário/calçados.

*Fonte: InfoMoney


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