Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/04/2013 08h25

Falta de informação reduz acesso ao crédito entre MPE

Em todo o Brasil foram emitidos um total de 600 mil cartões nos últimos 10 anos

notícias relacionadas

A concessão de crédito ainda desponta como um dos principais entraves no crescimento dos negócios de pequeno porte, mas, aos poucos, o quadro está sendo revertido e dá sinais de maior abrangência. Prova disso é o aumento no número de ferramentas criadas para facilitar o acesso a financiamentos, como é o caso do Cartão criado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que respondeu por R$ 97 milhões em empréstimos em 2012. Apesar do volume de negociações, a instituição financeira acredita que a falta de informação ainda impede o alcance de uma quantidade maior de empreendedores.

Pessoas como Antônio Alves da Silva, proprietário de uma pequena metalúrgica. O empresário, assim como centenas de empreendedores, busca implementar melhorias no negócio, mas esbarra na falta de dinheiro. Ele pretende construir uma cobertura no empreendimento, e buscava esclarecimentos a respeito de juros e trâmites necessários à concessão de um financiamento. "Não conhecia o cartão. Queria saber informações sobre os juros e se tenho condições de conseguir o empréstimo para a obra. Por desconhecimento, a gente deixa de conquistar as coisas por não saber que existe forma de conseguir o dinheiro", diz o empreendedor.

Demanda
De acordo com o técnico do BNDES, André Luis de Barros, em todo o Brasil foram emitidos um total de 600 mil cartões nos últimos 10 anos, desde a criação da ferramenta. No Rio Grande do Norte, apesar da elevada demanda de micro e pequenos empreendedores, apenas 6 mil unidades foram emitidas. "Justamente por desconhecimento, muitos empreendedores deixam de aproveitar os benefícios que o Cartão BNDES oferece. Este momento que estamos realizando em parceria com o Sebrae é exatamente para levar mais informações ao maior número de micro e pequenos empreendedores possível, pois pretendemos cobrir 100% dos municípios brasileiros", informa André Barros, que ministrou a palestra ‘Como tornar mais fácil investir no seu negócio'.

Com taxa de juros mensal correspondente a 0,86%, o Cartão BNDES funciona como um cartão de crédito, e disponibiliza até R$ 1 milhão de crédito, conforme o perfil da empresa. Além destes atrativos, a ferramenta de auxílio ao empreendedor oferece ainda 48 dias para pagar e não possui anuidade.

"Temos a missão de estimular o desenvolvimento de micro e pequenos negócios, e para isso, precisamos apresentar ferramentas que promovam o crescimento dos empreendimentos. Daí a parceria com o BNDES, para levar ao conhecimento de todos os empreendedores a existência desta ferramenta de concessão de crédito tão importante", afirma a analista do Sebrae-RN na área de credito, Ruth Suzana Maia. No Rio Grande do Norte, o BNDES trabalha em parceria com o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal para a concessão do cartão.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo