Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/08/2013 08h29 - Atualizado em 28/08/2013 08h34

Cadastur recebeu 3.500 inscrições nos últimos seis meses

O Cadastro dá visibilidade ao negócio e aumenta a competitividade das empresas de turismo

notícias relacionadas

Nos últimos seis meses, o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, o Cadastur, recebeu 3.500 inscrições, entre elas 1.313 agências de viagens, 597 transportadoras turísticas, 399 hotéis, 233 restaurantes e 214 pousadas. Atualmente, o sistema tem 36,9 mil prestadores de serviços. 

O Cadastur busca dar visibilidade aos negócios feitos no segmento do turismo. É uma oportunidade de qualificação para empresas e entidades que contam com apoio do governo para ter acesso a mercados nacionais e internacionais e a linhas de crédito. 

Para algumas modalidades de serviço turístico o registro é obrigatório, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo, conforme a Lei Geral do Turismo nº 11771/2008. Mas o cadastro é opcional para estabelecimentos como restaurantes, casas de espetáculos, locadoras de veículos, entre outros.

A análise da documentação, a homologação do cadastro e entrega dos certificados são realizadas pelas secretarias de turismo nos estados e no Distrito Federal.

Entenda o Cadastur

É um sistema que atua na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos e guias de turismo. 

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias e bares; centros de convenções; parques aquáticos; estruturas de apoio ao turismo náutico; casas de espetáculo; prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos; locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério. O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

*Fonte: Ministério do Turismo


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo