Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/10/2013 08h26 - Atualizado em 31/10/2013 08h37

Começam as obras de mobilidade das avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara

Esse projeto tem um investimento de R$ 114 milhões de reais

notícias relacionadas

As obras que vão transformar as Avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara no primeiro binário de Natal já foram iniciaram no trecho que compreende a Avenida Industrial João Mota (BR-226) até a Avenida Rio Grande do Sul. Essas intervenções correspondem ao Lote 01 das obras de mobilidade urbana e ainda prevêem obras também na região do complexo viário da Urbana. Esse projeto tem um investimento de R$ 114 milhões de reais e está sob a responsabilidade a Empresa Industrial Técnica S/A (EIT). O prazo para a entrega dos serviços é maio de 2014. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Tomaz Neto, explicou em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (30) na sede do órgão, o planejamento executivo da obra e divulgou os desvios que estão sendo feitos no tráfego na área das obras.

A Avenida Mor Gouveia via de ligação entre as regiões Sul e Oeste da cidade será totalmente restaurada. De acordo com o secretário da Semopi, todo o pavimento existente será reformulado com a substituição por um asfalto de alta qualidade, além disso, serão realizados serviços de esgotamento sanitário e drenagem. Outra novidade prevista no projeto é a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus com o piso de concreto. O sentido do transito do local também será modificado com a criação do primeiro binário da cidade. O plano de trânsito prevê que nas proximidades da Rodoviária de Natal até a Avenida Prudente de Morais o fluxo de veículos será em sentido único. Já no trecho que compreende a parte final da Rodoviária até a BR-226 será nos dois sentidos com duas faixas de ônibus exclusivas.

Os serviços serão semelhantes na Avenida Jerônimo Câmara que também terá todo o pavimento asfáltico substituído por um material de alta durabilidade, além de receber serviços de esgotamento, drenagem e a implantação de outra faixa exclusiva para ônibus. O fluxo do trânsito na via será o inverso da Avenida Mor Gouveia, a partir do trecho próximo a Rodoviária.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura acrescentou que as intervenções vão ocorrer por etapas para minimizar ao máximo os transtornos do trânsito da região. Na medida em que cada etapa for finalizada a outra começará imediatamente. A implantação dos desvios, das sinalizações e o inicio dos serviços na pista da esquerda do trecho entre a Avenida Industrial João Mota (BR-226) a Avenida Rio Grande do Sul, já iniciado, compreende a 1ª etapa da obra.

A 2ª etapa compreende a realização de serviços na pista direita do mesmo trecho. Na sequência serão iniciados os trabalhos nas duas vias da área da Mor Gouveia entre a Avenida Cel. Estevam e Rua Vicente Celestino, que é a 3 etapa. A 4ª etapa serão os serviços na pista direita no trecho entre as Avenidas Interventor Mario Câmara e Jaguarari. Os serviços na pista esquerda desse mesmo trecho corresponderão a 5ª etapa da obra. Na etapa seguinte ocorrerão intervenções nas duas pistas do trecho entre a Jaguarari e a Rua São José. A sétima etapa prevê a finalização dos serviços no trecho em frente à Rodoviária de Natal e a última etapa da obra acontecerá em toda extensão da Avenida Jerônimo Câmara.

O secretário afirmou que as vias que servirão como desvio de tráfego passaram por melhorias para atender a grande demanda de veículos que vai receber a partir de agora, lembrando que a última rua asfaltada foi a Dr. Lauro Pinto. Essa via concentra as sedes do Fórum da Justiça Potiguar e do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). Tomaz Neto disse que para os moradores que tiverem suas residências e empresas afetadas com o inicio das obras, a Prefeitura e a empresa responsável pelos serviços vão disponibilizar um terreno com vigilância para o estacionamento dos carros particulares.

Para o titular da Semopi a criação do primeiro binário da capital potiguar vai representar um ganho significativo na mobilidade da cidade. Ele destacou que a velocidade de escoamento dos veículos que vão circular na área vai passar de 40 para 65 quilômetros, contribuindo significativamente para o escoamento mais rápido da trânsito na área. "A implantação de binários é uma tendência que existe nas grandes cidades e a população vai sentir rapidamente as melhorias que vão acontecer na área de mobilidade urbana da cidade", concluiu.

 

Fonte: Prefeitura de Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo