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28/11/2013 08h28

Procon Natal orienta consumidores para compras virtuais na Black Friday 2013

Muitos consumidores planejam fazerem suas compras pela internet e aproveitar os descontos

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Com a promessa de ofertar grandes descontos aos consumidores, a Black Friday 2013 será realizada nesta sexta-feira, 29 de novembro. Muitos consumidores planejam fazerem suas compras pela internet e aproveitar os descontos.
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Natal), elaborou uma série de dicas para orientar os consumidores e evitar possíveis transtornos e arrependimentos. Segundo o Diretor Geral do órgão, Kleber Fernandes, os consumidores precisam estar atentos e procurar sites confiáveis antes de realizar suas compras.

O Procon Natal orienta que os consumidores só comprem em sites que exponham o número do CNPJ, endereço físico e preferencialmente telefone fixo, para que seja fácil encontrar o fornecedor caso haja algum transtorno.

O órgão municipal recomenda ainda, que o consumidor entre em contato antes de fazer a compra para averiguar se há no Procon alguma reclamação contra a empresa ou o site que se deseja fazer o negócio virtual. Além disso, o consumidor deve salvar ou imprimir todas as "telas" ou passo a passo da compra com o objetivo de se documentar contra possíveis incidentes.

Como atualmente é crescente o número de crimes e fraudes cometidas pela internet, o Procon aconselha que o consumidor realize suas transações comerciais sempre no computador pessoal, em sua residência e nunca em "lan houses" ou computadores de uso coletivo ou públicos.

O Diretor Geral lembra ainda, que o Código de Defesa do Consumidor prevê em seu artigo 49 o direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial. Kleber Fernandes afirma, que o consumidor tem até 7 dias para se arrepender da compra e devolver o produto com a restituição do valor pago.

O Procon lembra ainda, que todo produto tem garantia legal de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis como eletrodomésticos por exemplo, mesmo que o fornecedor diga que não há garantia alguma.
As pessoas que quiserem orientações sobre as compras virtuais e fazer reclamações poderão entrar em contato com o Procon Natal pelos telefones 3232-9050 e 3232-9052 ou se dirigir até a sede do órgão na rua Seridó, 355 no bairro de Petrópolis.

 

Fonte: Prefeitura de Natal


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