SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (depoimentos.idusuario = 37) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 70,5 Portal Mercado Aberto
Prefeitura do Natal - 02/12/24

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Operadora de telefonia móvel é condenada por cobrança indevida e danos morais

15/04/2014 11h55

A operadora de telefonia móvel TIM foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), acrescido de juros de 1% ao mês a partir da data em que foi registrada a cobrança indevida. A parte autora do processo procurou o Poder Judiciário quando foi surpreendida como inadimplente no SERASA em virtude de débito contraído junto à ré.

Segundo consta nos autos do processo, relatados pela juíza Divone Maria Pinheiro, da 17ª Vara Cível da comarca de Natal, a autora alega que, ao tentar fazer compras no comércio local constatou que devia três faturas à TIM, nos valores de R$ 27,00, R$789,83 e 2.087,76, todas vencidas e não adimplidas. Contudo, segundo a autora, ela não possuía nenhuma relação de consumo junto a empresa demandada e afirmou desconhecer o débito negativado.

Ficou comprovado, na defesa, que os débitos não existiam e que foram computados indevidamente pela parte ré. Além da condenação por danos morais e cobrança de débito inexistente, a TIM ficou incumbida de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios.

*Fonte: TJRN


Toyota convoca campanha de recall de três modelos

14/04/2014 11h15

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informa que a Toyota do Brasil LTDA protocolou, na última sexta-feira (11), uma campanha de chamamento para inspeção e, caso haja necessidade, substituição do conjunto do cabo espiral que compõe o sistema de airbag dos modelos Hilux, Hilux SW 4 e RAV4.

Ao todo, 94.992 automóveis da marca podem apresentar defeito no airbag durante o uso, caso haja a necessidade de serem acionados em um acidente. Os modelos Hilux e Hilux SW 4 que integram o recall, foram fabricados entre 3 de junho de 2005 e 30 de janeiro de 2010. Já os donos dos carros modelo RAV4, fabricados entre 2 de agosto de 2005 e 24 de março de 2010, também precisarão comparecer a uma das autorizadas da Toyota em todo  Brasil, para que seja feita a inspeção em seus veículos.

De acordo com a montadora, os veículos que podem apresentar defeitos têm numeração de chassi não sequencial, os quais compreendem os intervalos 8AJFZ29G066005277 à 8AJEX32GXA4030211 para os veículos Toyota Hilux e Hilux SW 4 e JTMBD31V665000010 à JTMBD31V8A5252947 para os veículos Toyota RAV4.

Ainda segundo a Toyota, o recall será feito em duas etapas, sendo que a primeira, que é a substituição do conjunto do cabo da espiral, o qual pode se romper acontecerá imediatamente. Já a segunda etapa será realizada a partir de 1º de julho de 2014. Nesta última, a montadora fará a inspeção e, se necessário, substituirá o conjunto em todos os veículos envolvidos no chamamento.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que “como implicação da não deflagração do airbag há o aumento do risco de ferimentos graves na região torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo”.

Em relação a defeitos decorrentes da fabricação de algum produto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fabricante conserte ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.

Caso o cliente encontre dificuldade para realizar o procedimento, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

No entanto, a Toyota disponibilizou o número 0800 703 02 06 para que os clientes da marca possam entrar em contato a empresa. Os clientes podem ainda  acessar o site da empresa e obter maiores informações.

Os detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça.

*Fonte: Portal Brasil


Consumidor deve organizar o orçamento e renegociar dívidas para não descontrolar as finanças nos próximos meses, orienta Serasa Experian

09/04/2014 11h12

Segundo trimestre do ano está recheado de feriados prolongados, datas comemorativas, além de férias escolares e Copa do Mundo; No ar desde ontem (07), o Feirão Limpa Nome Online da Serasa Experian oferece descontos e parcelamentos especiais para o cidadão limpar o nome

O primeiro trimestre do ano é marcado por uma série de despesas, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, cartão de crédito com gastos das férias e muito mais. Alguns consumidores atravessaram esse período crítico no aperto porque deixaram de se planejar financeiramente ao longo do ano anterior. Por isso, agora é a hora de organizar o orçamento e, se for o caso, renegociar as dívidas atrasadas para não enfrentar dificuldades nos próximos meses, considerando que apenas o segundo trimestre do ano contempla feriados prolongados, datas comemorativas que possuem forte apelo ao consumo (Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados) e o início das férias escolares, que em várias escolas foi antecipado para junho devido aos jogos da Copa do Mundo no Brasil.

O consumidor que está inadimplente pode aproveitar a oportunidade para renegociar suas dívidas no Feirão Limpa Nome Online da Serasa Experian. A segunda edição do feirão, que começou à 0h de ontem e terminará no dia 17 de abril, funciona 24 horas por dia e permite que consumidores de todo o país renegociem suas pendências financeiras diretamente com as empresas credoras, sem sair de casa. Para acessar o serviço, basta entrar no site – www.serasaconsumidor.com.br/feirao-limpa-nome-online – e preencher um simples cadastro. Após isso, o cidadão será levado para uma página onde estarão relacionados os nomes das grandes empresas que estão participando do feirão. São elas: Anhanguera Educacional, Autotrac, Banco BMG, Banco Cifra, Banco Itaucard, Banco Mercantil, Banco Pan, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Cartão Marisa, Casas Bahia, Cepisa, Cifra Crédito Financiamento, CPFL, Credsystem, EDP Escelsa, Financeira Itau CBD, Hipercard, HSBC, Itaú, Itaú Unibanco Financeira, Itaucred, Losango, Luizacred, Omni Financeira, Pernambucanas, Ponto Frio, Porto Seguro Cartões, Recovery, Santander, Santander Financiamentos, Supermaia e Tim Celular.

Ao escolher e clicar no nome da empresa, aparecerá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto na base de dados da Serasa Experian e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o cidadão pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.

Segundo os economistas da Serasa Experian, um dos motivos que leva ao descontrole financeiro é gastar além da capacidade de pagamento. Por isso, é fundamental se planejar, colocando todas as contas na ponta do lápis, até mesmo o cafezinho do dia a dia. Também é importante envolver toda a família na definição das prioridades do ano, inclusive ser transparente quando for necessário o corte de gastos.

O consumidor precisa ter atenção na hora de comprar a prazo para não acumular vários parcelamentos. De acordo com os economistas, o consumidor deve avaliar se as novas parcelas assumidas podem ser suportadas pela sua renda mensal, que já contempla o pagamento de despesas correntes e essenciais, como alimentação, água, luz, telefone, escola, remédio, prestações, financiamentos, reserva para o fundo emergencial, entre outras.

Guia de orientação ao cidadão
No mês passado, a Serasa Experian lançou um serviço online gratuito de orientação ao cidadão. O objetivo da ferramenta é ajudar o consumidor a encarar de maneira mais saudável suas finanças, não cair em armadilhas e não ser um reincidente na inadimplência. O serviço explica ao cidadão o que é inadimplência, orienta como ele pode se prevenir, sair do vermelho e evitar fraudes. Além disso, inclui testes para saber se ele é ou não um comprador compulsivo e qual é o seu nível de educação financeira. É um manual de orientação financeira que, entre outras coisas, vai ensinar o cidadão como solicitar empréstimos, como negociar dívidas, o que é um orçamento, como controlar contas, como poupar e como ensinar a família a se relacionar com o dinheiro. O serviço também traz calculadora e planilha de orçamento. Para acessar o guia completo, entre no link: http://serasaconsumidor.com.br/guia-orientacao

*Fonte: Serasa Experian


Feirão na internet ajuda consumidor a limpar o nome a partir de hoje

07/04/2014 11h56

A Serasa Experian promove, a partir desta segunda-feira (7), um feirão online para ajudar os consumidores endividados a limpar o nome. O evento vai até 17 de abril e a participação é gratuita.A Serasa Experian promove, a partir desta segunda-feira (7), um feirão online para ajudar os consumidores endividados a limpar o nome. O evento vai até 17 de abril e a participação é gratuita.

Mais de 90 empresas, entre bancos, prestadoras de serviços e redes varejistas, vão participar da ação, segundo a Serasa Experian.

Entre as participantes, pelo menos 36 prometem oferecer condições especiais de negociação durante o feirão, como descontos e parcelamentos. Nessa lista estão, entre outras, Anhanguera Educacional, Bradesco, Casas Bahia, CPFL, HSBC, Pernambucanas e TIM. Os descontos serão definidos caso a caso.
Consumidor precisa fazer cadastro

O consumidor que quiser negociar as dívidas online deve entrar no site do feirão e preencher um cadastro. Ele será direcionado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas com as quais ele possui dívidas em aberto.

Ao clicar no nome da empresa, ele terá acesso ao histórico da dívida que está no cadastro da Serasa. Em alguns casos, o boleto para pagamento será oferecido diretamente na página. Em outros, ele terá de entrar em contato com a empresa por chat, e-mail ou telefone.

A Serasa Experian aconselha que, antes de negociar, o consumidor faça as contas para saber a prestação que caberá no seu bolso, lembrando de eventuais compromissos financeiros já assumidos.

*Fonte: UOL

 


Campanha do Ministério da Justiça alerta para importância do recall

04/04/2014 09h12

Durante reunião, Senacon lança vídeo da campanha "Recall: direito seu e dever do fabricante"

Durante a 7ª reunião ordinária com representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), nesta quinta-feira (3), a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) lançou vídeo da campanha "Recall: direito seu e dever do fabricante".

A campanha, desenvolvida em conjunto com o Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac), tem o objetivo de sensibilizar os consumidores sobre a importância de atender aos chamados de recall, destacando a obrigação do fabricante em proteger a segurança dos consumidores. O vídeo será veiculado nos postos de atendimentos dos Procons, sites e redes sociais.

A reunião com o SNDC, que integra Procon, Defensoria Pública, Ministério Público, entidades civis e juizados especiais, é realizada a cada três meses e discute temas de interesse do consumidor, além de alinhar estratégias para a atuação do Sistema Nacional.

Durante o encontro ocorreu ainda a apresentação de um estudo sobre programas de fidelidade feito pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC); a regulamentação da comercialização do seguro garantia estendida pelo varejo; as ações de proteção ao consumidor na Copa; e  a acessibilidade de pessoas com deficiência no mercado de consumo.

*Fonte: Portal Brasil

Clique aqui em Leia mais e veja o vídeo da campanha.


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