Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Fique por dentro – Terça-feira

01/11/2011 10h06
 Mercados Internacionais

 
     Hoje os mercados apresentam mais um dia de fortes recuos, com maiores preocupações em relação aos pacotes de ajuda à Europa anunciados além da carência de informações e detalhes. Após um dia de fortes quedas ocorridas ontem (31/10), os mercados ampliam as baixas, à frente da reunião do G-20 na França, que começa na quinta-feira (03/11). O composto europeu recuava 3,48%, liderado pelo setor financeiro, que apresentava queda superior a 6%. Os futuros do S&P operavam em queda de 2,0%.

     A aversão ao risco hoje se dá basicamente por conta de dois fatores principais: Referendo na Grécia sobre o pacote de ajuda e baixo índice de atividade industrial chinês divulgado ontem à noite.

     O primeiro ministro grego George Papandreou irá convocar um referendo a respeito do novo pacote de ajuda ao país proposto pela União Européia na semana passada. Para que o país receba o pacote, mais medidas de austeridades terão que ser impostas, e caso a população rejeite esse novo pacote, a possibilidade de o país dar default em sua dívida e até mesmo sair da Zona do Euro aumenta. Além disso o primeiro ministro está pedindo mais um voto de confiança para o parlamento grego. Todo esse cenário abre espaço inclusive para que novas eleições ocorram no país, o que pode deixar o cenário econômico ainda mais complicado.

    Na China o índice de atividade industrial (PMI) de outubro foi divulgado ontem em 50,4 contra o esperado de 51,8, sendo esse o pior resultado para o país desde fevereiro de 2009. Um índice abaixo de 50 indicaria retração econômica do país, o que mostra que a China está bem próximo a esse patamar, sendo negativo para os mercados como um todo por acreditarem menos na evolução de sua economia para este ano. Como a China é um país altamente consumidor de commodities, estas hoje apresentam também forte queda.

     No Reino Unido também foi divulgado o PMI de outubro abaixo do esperado, ficando em 47,4 contra o esperado de 50,0.

 
Mercado Nacional

 
     O mercado local deverá reagir negativamente às mais recentes divulgações vindas da Europa e da Ásia, com o novo movimento político do primeiro ministro grego George Papandreou, assim como a divulgação do PMI chinês abaixo do esperado que promove uma pressão negativa nas commodities em todo o mundo. Por isso, ações de empresas produtoras de commodities devem sofrer maior impacto e puxar a cotação do índice IBOVESPA para mais uma queda forte.

 


Adm. Roberto Davi Miranda

Agente de Investimentos autorizado CVM.

e-mail: robertodavi22@hotmail.com / Twitter: @rdavimiranda

Blog: http://debolsocheio.blogspot.com

 

 

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo