Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Fique por dentro – Quinta-feira

03/11/2011 10h19

 Mercados Internacionais

 
     Mais um dia em que os mercados operam com volatilidade, aguardando qualquer novidade proveniente da Grécia ou sobre a crise de déficit europeia. No início da manhã os mercados caíam pelo terceiro dia nos últimos quatro, com os líderes europeus congelando uma nova tranche de empréstimos à Grécia. Os líderes europeus, que se preparam para o início da reunião dos G-20 em Cannes, tiveram reuniões emergenciais com o primeiro-ministro grego, George Papandreou ontem (02). Papandreou insiste em um referendo para aprovação ou não do novo pacote de ajuda ao país oferecido pela União Europeia na semana passada.

     Desta vez os líderes europeus engrossaram o tom com a Grécia, deixando claro que caso esse novo pacote de ajuda não seja aprovado, o país deverá deixar a zona do euro. Com isso, um calote maior que os 50% da dívida grega propostos na semana passada poderá ocorrer, trazendo mais pessimismo aos mercados. Além do referendo, que deverá ocorrer no início de dezembro, o primeiro-ministro grego enfrenta um voto de confiança no parlamento do país amanhã (03). E com a base governista bastante prejudicada, é possível que haja uma nova eleição no país para escolher o sucessor Papandreou, assim o referendo não aconteceria, e o governo aceitaria o socorro europeu, permanecendo na zona do euro. Assim, o composto europeu avançava 0,93% e os futuros do S&P avançavam 0,15%.

     Mercados asiáticos apresentaram fechamentos em direções divergentes. As bolsas japonesas ficaram fechadas devido a um feriado local, e o composto da região encerrou a sessão em queda de 1,04%, com investidores ainda receosos com os próximos desdobramentos da crise europeia. Na China, os mercados mais uma vez foram na contra mão dos demais índices da região e fecharam em leves altas, com apostas crescentes que o governo irá reduzir o aperto monetário em curso no país.


Mercado Nacional


     Mercado local deverá ajustar no início da sessão ás altas ocorridas ontem (02) na Europa e nos EUA. Hoje o sentimento dos investidores é misto, com os mercados bastante voláteis, aguardando qualquer novidade em relação ao referendo e voto de confiança do primeiro-ministro grego. Além disso, começa em Cannes, no início da nossa tarde, mais uma reunião do G-20, onde o foco das discussões é a crise europeia, os desdobramentos gregos e o detalhamento do pacote anunciado na semana passada pelos líderes europeus.   


Adm. Roberto Davi Miranda

Agente de Investimentos autorizado CVM.

e-mail: robertodavi22@hotmail.com / Twitter: @rdavimiranda

Blog: http://debolsocheio.blogspot.com


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo