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Toyota convoca campanha de recall de três modelos

14/04/2014 11h15

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informa que a Toyota do Brasil LTDA protocolou, na última sexta-feira (11), uma campanha de chamamento para inspeção e, caso haja necessidade, substituição do conjunto do cabo espiral que compõe o sistema de airbag dos modelos Hilux, Hilux SW 4 e RAV4.

Ao todo, 94.992 automóveis da marca podem apresentar defeito no airbag durante o uso, caso haja a necessidade de serem acionados em um acidente. Os modelos Hilux e Hilux SW 4 que integram o recall, foram fabricados entre 3 de junho de 2005 e 30 de janeiro de 2010. Já os donos dos carros modelo RAV4, fabricados entre 2 de agosto de 2005 e 24 de março de 2010, também precisarão comparecer a uma das autorizadas da Toyota em todo  Brasil, para que seja feita a inspeção em seus veículos.

De acordo com a montadora, os veículos que podem apresentar defeitos têm numeração de chassi não sequencial, os quais compreendem os intervalos 8AJFZ29G066005277 à 8AJEX32GXA4030211 para os veículos Toyota Hilux e Hilux SW 4 e JTMBD31V665000010 à JTMBD31V8A5252947 para os veículos Toyota RAV4.

Ainda segundo a Toyota, o recall será feito em duas etapas, sendo que a primeira, que é a substituição do conjunto do cabo da espiral, o qual pode se romper acontecerá imediatamente. Já a segunda etapa será realizada a partir de 1º de julho de 2014. Nesta última, a montadora fará a inspeção e, se necessário, substituirá o conjunto em todos os veículos envolvidos no chamamento.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que “como implicação da não deflagração do airbag há o aumento do risco de ferimentos graves na região torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo”.

Em relação a defeitos decorrentes da fabricação de algum produto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fabricante conserte ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.

Caso o cliente encontre dificuldade para realizar o procedimento, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

No entanto, a Toyota disponibilizou o número 0800 703 02 06 para que os clientes da marca possam entrar em contato a empresa. Os clientes podem ainda  acessar o site da empresa e obter maiores informações.

Os detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça.

*Fonte: Portal Brasil


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